Cultura

Museu da Imagem e do Som apresenta a mostra Escola de Cinema de Lodz
24-10-2014 14:56

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) apresenta nos dias 30 e 31 (quinta e sexta) a mostra “Escola de Cinema de Lodz”, promovida especialmente para integrar a programação do Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba, o FICBIC. A exibição ocorre no Auditório Brasílio Itiberê, anexo à Secretaria de Estado da Cultura, com início às 19h30. A entrada é franca.

Fundada em 1948, a Escola Nacional de Cinema de Lodz, na Polônia, se estabeleceu como uma das mais importantes instituições do gênero no mundo, formando centenas de diretores, atores e fotógrafos de cinema.

Responsável pela grande projeção obtida pelo cinema polonês no pós-guerra, teve entre seus alunos cineastas que se firmaram entre os grandes nomes do cinema mundial. Nessa mostra serão exibidos filmes de três desses realizadores: Roman Polanski, Andrzej Wajda e Krzysztof Kieslowski.

“Dois Homens e um Guarda-Roupa” é um curta-metragem de Polanski realizado em seus anos escolares e foi seu primeiro destaque internacional. "Não Amarás" faz parte do célebre ciclo de filmes de Kieslowski, intitulado "Decálogo". "Cinzas e Diamantes" é o título mais importante da extensa filmografia de Wajda.

Na abertura da mostra, o jornalista e documentarista Ulisses Iarochinski, doutor em História pela Universidade de Cracóvia (Polônia), fala sobre a Escola de Lodz e os filmes que serão exibidos.

Confira a programação completa!
GUIASJP - Um serviço POW Internet
<

Nenhum item encontrado

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.