Cultura

Museus são ótima opção de lazer no feriado de Carnaval
23-02-2017 17:11

Quem ficar em Curitiba no feriado de Carnaval pode visitar os espaços expositivos do Governo do Estado. Os museus abrem com horário especial. No sábado e no domingo (25 e 26) os espaços funcionam no horário normal de fim de semana. Na segunda (27) abrem apenas o Museu Paranaense e o Museu de Arte Contemporânea do Paraná. Na terça-feira (28), os espaços funcionam em horário de fim de semana.

No Museu Oscar Niemeyer o público poderá conferir as exposições Coletiva Panapaná - Cerâmica Contemporânea Curitiba; Memória das Ruas – Retratos dos Personagens de Curitiba; MAC-MON: um diálogo; Arte moderna na Coleção da Fundação Edson Queiroz; Gonçalo Ivo: A Pele da Pintura; Trajetória: 114 anos da Escola de Alfredo Andersen; Jefferson Cesar, um Dom Quixote na arte do Paraná; Histórias do Acervo MON; Obras sob Guarda do MON e Exposição Kirchgässner: um modernista solitário. Esta última apresenta obras ainda desconhecidas de Frederico Kirchgässner, arquiteto que antecipou o modernismo no Brasil.

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná traz a exposição Gravuras – Poéticas e Técnicas diversas | Mostra do Acervo, que tem caráter didático sobre a técnica da gravura e o início da gravura de arte no Brasil e no Paraná. Também está em cartaz a mostra Ícaro e o Labirinto, dos artistas Andre Serafim, Bení Moura e Marcel Fernandes.

No Museu Alfredo Andersen, três exposições estão abertas ao público. Poema sem rosto, de Ivana Lima, é composta por uma série de 25 gravuras produzidas entre 2012 e 2015, e refere-se à infância da artista e seus amigos, ilustrando seu cotidiano. As outras mostras são Trajetória Andersen – Um século de arte no Paraná e Salas do Acervo.

Quem for ao Museu Paranaense pode conhecer um pouco da história de Gufan, o paranaense de dois mil anos que teve a face reconstruída por meio de tecnologias de reconstrução digital. O espaço também abriga as exposições O Museu da história do Paraná: os 140 anos do Museu Paranaense; Voracidade - Coletivo Kókir; Vistas do Brasil; Dinheiro e honraria: o acervo de numismática do Museu; Coleção de Moedas Romanas do Museu Paranaense; Memorial à Indústria da Erva-Mate; Imagens de um Lar; Circuito da Ocupação do Território Paranaense; Indústrias Paranaenses; Escultura Arma em nó, Igrejas Ucranianas do Paraná e Baixo relevo | O último túnel.

O Museu do Expedicionário apresenta exposição referente à participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial. Os visitantes têm acesso a diversos materiais históricos – documentos, objetos, fotografias, filmes, mapas, livros, ilustrações – que mostram a atuação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial.

No Museu da Imagem e do Som do Paraná, destaque para a exposição Mirada Interior, do fotojornalista italiano Valerio Bispuri, que relata de forma sensível e intensa alguns dos aspectos mais escondidos e desconhecidos da experiência humana. O público terá contato também com as reservas técnicas, áreas até então inacessíveis ao olhar do visitante, e poderá conferir exposições fotográficas de Guilherme Glück e Dico Kremer, além do acervo tridimensional, composto por câmeras fotográficas e filmadoras, moviolas, gravadores, televisores, rádios, vitrolas e projetores.

Confira AQUI os horários de funcionamento de cada espaço.

SERVIÇO

- Museu Alfredo Andersen – Rua Mateus Leme, 336 / (41) 3222-8262 - Curitiba

- Museu de Arte Contemporânea do Paraná – Rua Desembargador Westphalen, 16 / (41) 3323-5328 - Curitiba

- Museu da Imagem e do Som - Rua Barão do Rio Branco, 395 / (41) 3351-6688 - Curitiba

- Museu do Expedicionário – Praça do Expedicionário, s/nº / (41) 3362-8231 - Curitiba

- Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999 / (41) 3350-4400 - Curitiba

Museu Paranaense – Rua Kellers, 289. (41) 3304-3300 / Curitiba

www.cultura.pr.gov.br


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado