Cultura

Nove exposições do MON estão entre as mais visitadas do mundo
12-04-2016 13:30

O Museu Oscar Niemeyer (MON) está com nove exposições entre as mais visitadas do mundo no ranking de 2015 da publicação inglesa The Art Newspaper. As mostras são: João Turin: Vida, Obra, Arte (público de 266.009 pessoas); Gênesis: Sebastião Salgado (213.654); Da Matéria ao Mundo: Eliane Prolik (184.416); Audácia Concreta: Obras de Luiz Sacilotto (145.477); Crash: Regina Silveira (142.219); Idea Brasil: O Melhor do Design Brasileiro (129.260), Jaime Lerner: Das Vozes da Cidade (102.677); Wifredo Lam: O Espírito da Criação (94.464); e Arte Cibernética: Coleção do Itaú Cultural (63.223).

Este é o quarto ano consecutivo que o MON faz parte da lista. O Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), o Instituto Tomie Ohtake (SP), o Museu Nacional de Brasília (BSB) e a Pinacoteca de São Paulo (SP) também figuram na publicação.

Os três primeiros lugares do ranking são ocupados pelo National Palace Museum, de Taipei, Taiwan.

A mostra Picasso e a Modernidade Espanhola, do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro, ocupa o 10º lugar na lista geral. Além disso, a exposição Kandinsky: Tudo Começa Num Ponto, também organizada pelo CCBB/RJ, está em 12º lugar. Já o Instituto Tomie Ohtake ocupa o 15º lugar com a mostra Salvador Dalí.

IBRAM - Os dados do Brasil são fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para a publicação The Art Newspaper desde 2010.

A coleta de dados sobre as exposições do ano anterior é feita no início de cada ano. O objetivo é subsidiar tanto a publicação estrangeira quanto o banco de dados do Ibram.

O projeto Exposições no Brasil consiste na implantação de um sistema permanente de coleta, gerenciamento, tratamento e compartilhamento anual de dados sobre exposições de curta duração realizadas em todo o território nacional. Ainda em caráter piloto, a proposta é que o projeto fique disponível na plataforma institucional utilizada pelo Ibram. As informações são da Agência de Notícias do Estado.

SERVIÇO
Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico, Curitiba
Telefone: (41) 3350 4400
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 12 e R$ 6 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação)
GUIASJP - Um serviço POW Internet
<

Nenhum item encontrado

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.