Cultura

Paraná conhece os vencedores do Troféu Gralha Azul 2014
17-12-2014 16:43

A cerimônia de entrega do Troféu Gralha Azul, o mais tradicional prêmio concedido pelo Governo do Estado ao teatro paranaense, lotou o teatro Guairinha, de Curitiba, na noite desta terça-feira (16). Foi a 35ª edição do prêmio. A estatueta em formato do pássaro Gralha Azul estilizado, criado em 1976 pelo artista plástico Ivens Fontoura é o mais desejado pela classe teatral.

O espetáculo “Tchekhov” foi o destaque noite. A peça teatral da Ave Lola Espaço de Criação, que também venceu em 2013 em várias categorias, levou nesta edição mais cinco estatuetas do Troféu Gralha Azul como melhor espetáculo, direção, iluminação, figurino e texto original e/ou adaptado.

Dos 45 espetáculos assistidos pela comissão julgadora foram premiados sete, em diferentes categorias. “Tchekhov”, “Música do Portão pra Dentro – MPB para Crianças”, “Bifes 1”, “Entretantos Contratempos” e “O Beijo no Asfalto” e Marlo Brando, Whiskey, Zumbis, Outros Apocalipses” e Satyricon Delírio”.

As Companhias concorreram nas categorias espetáculo, espetáculo para crianças, direção, direção de espetáculo para crianças, atriz, ator, atriz coadjuvante, ator coadjuvante, revelação, iluminação, sonoplastia, figurino, cenário e texto original e/ou adaptado.

VENCEDORES - Na categoria espetáculo para crianças, a vencedora foi a peça “Música do Portão pra Dentro – MPB para Crianças”, com direção de Maurício Vogue. A peça ganhou troféu também nas categorias direção de espetáculo para crianças e atriz coadjuvante, entregue para Taciane Vieira.

“Bifes _ 1”, da Companhia de BifeSeco, levou o troféu Atriz, para Má Ribeiro. A montagem dirigida por Dimis Jean Sores foi contemplada recentemente com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz.

Já o prêmio Ator ficou com Filipe Ternes, o palhaço Sarrafo, por “Entretantos Contratempos” da Cia. Dos Palhaços, que em 2013 também recebeu o prêmio especial do Troféu Gralha Azul.

O prêmio de Ator Coadjuvante foi para Wellington da Silva por “O Beijo no Asfalto” e o prêmio Revelação ficou com Gabriel Comicholi por “Satyricon Delírio”.

ILUMINAÇÃO E SONOPLASTIA - Para a premiação na categoria iluminação houve empate e dois artistas levaram o Troféu: Rodrigo Ziolkowski por “Tchekhov” e Wagner Corrêa por “Marlon Brando, Whiskey, Zumbis e Outros Apocalipses”.

Os destaques em sonoplastia foram Candiê Marques e Doriane Conceição por “Entretantos Contratempos”. Cristine Conde foi premiada em figurino, por “Tchekhov”. Na categoria cenário também houve empate e levaram o Troféu Gralha Azul Aorelio Domingues, por “Entretantos Contratempos”, e Guenia Lemos, por “Marlon Brando, Whiskey, Zumbis e Outros Apocalipses”.

PRÊMIO ESPECIAL - Além das 14 categorias foi entregue o Prêmio Especial para Jewan Antunes, ator, diretor teatral e de produção pela contribuição na militância político-cultural em benefício dos interesses da classe teatral de Curitiba.

O prêmio Técnico do Ano foi para Valdevino Guerreiro Teixeira, em agradecimento da classe teatral pelo competente trabalho como Técnico e Operador de Luz no Centro Cultural Teatro Guaíra e em diversos espetáculos das artes cênicas no Paraná.

PRÊMIO - Realizado pelo Centro Cultural Teatro Guaíra, em co-promoção com o sindicato dos artistas e sindicado dos produtores teatrais do Paraná, o Troféu Gralha Azul é concedido anualmente aos destaques do teatro paranaense, desde 1983.

Os agraciados recebem além da estatueta e um valor em dinheiro, O Melhor Espetáculo adulto/juvenil e melhor Espetáculo para Crianças receberam R$ 6 mil reais cada um e as outras categorias R$ 3 mil reais.

A comissão Julgadora de 2014 foi formada pelos profissionais do teatro: Fernando Cardoso, Fernando Klug, Janaina Matter, Alitheia Silva, Loverci Ferreira, Daniel Valenzuela, Edson Bueno, Regina Razolinni. Wellington Silva, Cristovão de Oliveira, Jeff Bastos, Franklin de Albuquerque e Ricardo Westphalen.


Agência Estadual de Notícias
GUIASJP - Um serviço POW Internet
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.