Cultura

Secretaria da Cultura abre cadastramento para agentes de leitura
28-08-2015 16:41

A Secretaria de Estado da Cultura deu início nesta quinta-feira (27) ao cadastramento de pessoas interessadas em atuar no programa Agentes de Leitura do Paraná, que tem como objetivo facilitar o acesso ao livro e incentivar a leitura entre crianças e adolescentes. Os agentes vão atuar nas quatro cidades escolhidas para receber o projeto: Apucarana, Foz do Iguaçu, Paranaguá e Pinhais. O edital e o passo a passo para o cadastramento estão disponíveis no site www.cultura.pr.gov.br.

No total, serão 80 agentes de leitura selecionados, 20 para cada cidade, e quatro agentes articuladores, um por município. Os agentes deverão atender crianças e adolescentes, semanalmente, em bibliotecas públicas municipais e em outros espaços públicos como Cras (Centros de Referência de Assistência Social), Creas (Centros de Referência Especializado de Assistência Social), Associação de Moradores e Bibliotecas Comunitárias. A programação é definida pelos agentes articuladores, que atuam como supervisores do projeto.

Nesses espaços serão realizadas atividades como rodas de leitura, contação de histórias, oficinas de leitura e poesia, mediação de leitura, entre outras. Cada município recebe um acervo de mil livros, que serão utilizados nos atendimentos feitos pelos agentes. Ao término do projeto, os livros serão doados aos municípios que sediaram as ações.

REQUISITOS - Podem participar jovens a partir de 18 anos de idade, que estejam cursando ensino superior nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras ou Artes.

Para agente articulador, o interessado deve comprovar a conclusão da graduação nas áreas acima citadas, preferencialmente em Letras ou em Pedagogia. Para ambos é necessário apresentar, conforme descrito em edital, uma carta de aptidão do município, comprovando a habilidade dos interessados em exercer o papel de agente de leitura e articulador.

AGENTES DE LEITURA - O projeto Agentes de Leitura do Paraná é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura e da Biblioteca Pública do Paraná em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Programa Família Paranaense) e apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca). Os recursos são provenientes do Fundo para a Infância e Adolescência do Paraná (FIA).

A ação está inserida nas diretrizes do Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura do Paraná (PELLL), que promove a continuidade de projetos de leitura, por meio de parcerias entre a Secretaria da Cultura, demais órgãos do Estado e instituições da sociedade civil.

Fonte: AEN-PR

Veja o edital!
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado