Cultura

Verão começa neste domingo 21/12
19-12-2014 19:04

Oficialmente, o verão brasileiro começa neste domingo (21/12) às 21h03. Até 20 de março de 2015, as temperaturas serão as mais elevadas do ano, com chuvas constantes, em decorrência da rápida evaporação das águas pelo calor do Sol. Neste período, os dias serão mais longos do que as noites – também pelo estabelecido (em 19/10) 'Horário de Verão', que adianta os relógios em uma hora.

Aqui no hemisfério sul, este período é chamado de 'verão austral' e é marcado pelo evento astronômico denominado Solstício de Verão, ou seja, é o período em que o hemisfério Sul está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol.

O fim do verão é também marcado por um fenômeno astronômico: o equinócio, período em que o sol incide com maior intensidade nas regiões próximas à linha do Equador. No Brasil, e em todo o hemisfério Sul, o equinócio acontece no dia 20 de março de 2015, marcando o fim do verão.

CURIOSIDADE
Nos tempos primitivos, era comum dividir o ano em cinco estações, sendo o verão dividido em duas partes: o verão propriamente dito, de tempo quente e chuvoso (geralmente começava no fim da primavera), e o estio, de tempo quente e seco - palavra da qual deriva o termo "estiagem".

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado