Cultura

“Di Cavalcanti: Cronista de seu Tempo” é a atração do MON com entrada franca até o dia 9
30-11-2007 19:40

O Museu Oscar Niemeyer trouxe ao público na última quarta-feira (28), a mostra “Di Cavalcanti: Cronista de seu Tempo”. A exposição apresenta 100 desenhos produzidos por Di Cavalcanti entre 1921 e 1964. As obras revelam um pouco do dia-a-dia da época vivida por Di Cavalcanti e espelham temas recorrentes na obra do artista: caricaturas, cenas da vida noturna, carnaval, crítica social, retratos, cenas parisienses, tipos populares, figuras femininas, ilustrações e painéis para cenários de teatro.

A exposição é um dos destaques da programação 2007 do Circuito Cultural Banco do Brasil e foi aberta para jornalistas e convidados na última terça-feira (27), às 20h. De 28 de novembro a 9 de dezembro, a entrada no Museu será gratuita. Nesse período, o público poderá contribuir doando dois quilos de alimentos não-perecíveis, que serão destinados a instituições sociais da região.

A curadoria da exposição é de Fábio Magalhães. É a primeira vez que estas obras, cedidas pelo acervo do Museu de Arte Contemporânea da USP, circulam pelo país. A mostra já passou pelas cidades de Porto Alegre, Belo Horizonte, Ribeirão Preto, Recife, Belém e Fortaleza, e tem patrocínio da BB Seguros.

Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Mello ou Di Cavalcanti é um dos mais importantes nomes do modernismo brasileiro. Um dos articuladores da Semana da Arte Moderna, nasceu no Rio de Janeiro em 6 de setembro de 1897 e faleceu, na mesma cidade, em 26 de outubro de 1976.

O desenho foi atividade ininterrupta na vida do artista. Desde os primeiros traços, em 1914, desenhar ou pintar foi à forma que ele encontrou para estabelecer relações com as pessoas, com a vida, com o seu tempo. Por isso, muitos de seus desenhos foram feitos nos bares, nos prostíbulos e nas ruas.

Artista de traço rápido e econômico, através de suas ilustrações, caricaturas e charges, Di Cavalcanti criticou, de modo bem-humorado, mas com ironia, os valores da burguesia urbana carioca e paulista, que procurava imitar hábitos parisienses. Seu desenho sublinhou as enormes diferenças existentes entre o modo de vida da elite e do povo brasileiro. O olhar sensual, a abordagem cordial, a preferência por tipos mestiços fazem de Di Cavalcanti o “pintor mais brasileiro dos artistas”, como afirmou o crítico Mário Pedrosa.


Exposição: Di Cavalcanti: Cronista de seu tempo
Abertura para convidados: 27 de novembro, às 20h
Período de entrada gratuita: de 28 de novembro a 09 de dezembro
Período de exibição ao público: de 28 de novembro até 27 de janeiro de 2008
Patrocínio: Banco do Brasil
Apoio: Governo do Paraná
Onde: Museu Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Marechal Hermes, 999
Centro Cívico – CEP: 80530-230
Telefone: (41) 3350-4400
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h
Preços: R$ 4,00 adultos e R$ 2,00 estudantes
(Não pagam crianças de até 12 anos, maiores de 60 anos e grupos agendados de estudantes de escolas públicas, do ensino médio e fundamental)

AEN
Foto:MON
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado