Economia

Paraná mantém estimativa de safra, mas chuva prejudica qualidade do grão
27-11-2015 17:54

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento mantém a estimativa de colheita de 38 milhões de toneladas de grãos na safra 2014/15, mas a continuidade das chuvas prejudicou a qualidade e a produção. O Paraná também está em alerta diante do atual excesso de chuvas que pode prejudicar o desempenho da safra 2015/16, que está sendo plantada.

Para a safra nova (15/16), o Departamento de Economia Rural (Deral) mantém a estimativa inicial, que aponta para um volume de 22,2 milhões de toneladas de grãos. A informação consta no relatório referente a novembro, divulgado nesta sexta-feira (27).

Para o chefe da conjuntura do Deral, Marcelo Garrido, as chuvas dificultam o plantio da safra nova e impedem que os produtores entrem nas lavouras para aplicar defensivos necessários para o controle de doenças que aparecem com o excesso de umidade.

Segundo Garrido, também não estão descartados para essa safra possíveis aumentos no custo de produção por causa da necessidade de elevar as aplicações.

SOJA - Para a soja, o principal grão plantado nesta época do ano, a previsão de safra se mantém em 18 milhões de toneladas que, se for confirmada, será a maior da história.

A área é 3% maior em relação à do ano passado, com 91% dos 5,2 milhões de hectares previstos já plantados. Nas três últimas safras, o plantio nessa época do ano já atingia 94% do previsto. Isso mostra a dificuldade do produtor em manter o ritmo.

“Mas dá para recuperar. Não podemos falar em atraso do plantio, mas sim em frustração da expectativa do produtor, que esperava encerrar com antecedência essa atividade”, diz Garrido.

O plantio da soja já terminou nas regiões Norte e Oeste, sendo que em Cornélio Procópio houve problemas de erosão provocada pelas chuvas. Agora, a preocupação dos técnicos está na continuidade de chuvas no Centro Sul, em União da Vitória, Curitiba e Guarapuava, onde os produtores estão com dificuldade de encerrar o plantio.

A comercialização antecipada da soja avançou de 31% no mês passado, para 33% esse mês.

Fonte: AEN

Saiba mais!
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado