Economia

Pesquisa do BC mostra inflação em queda há cinco semanas
14-05-2007 14:09

Brasília - A projeção de inflação anual caiu mais um pouco na pesquisa que o Banco Central realizou com uma centena de analistas de mercado, na última sexta-feira (11). Foi a quinta semana consecutiva de queda da expectativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2007, que era de 3,64% na semana anterior e agora baixou para 3,62%.




O IPCA, parâmetro para a trajetória de metas de inflação do governo federal, foi projetado bem abaixo do centro da meta de inflação de 4,5% definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de acordo com o Boletim Focus, divulgado hoje (14) pelo BC.

O boletim traz os resultados da pesquisa que o banco faz todas as sextas-feiras para acompanhar as tendências do mercado sobre os principais indicadores da economia.

Mostra, por exemplo, que o comportamento de preços ao consumidor indica inflação deste mês em torno de 0,20%, com possibilidade de cair para 0,15% no mês que vem. A previsão é menor, portanto que o IPCA de abril, divulgado na última sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que ficou em 0,25%.

A projeção também indica queda de 3,45% para 3,41% na inflação dos próximos 12 meses, ao mesmo tempo em que quase todos os indicadores de inflação, tanto no varejo quanto no atacado, apontam IPCA de 4% em 2008. Caso isso se confirme, teremos, portanto, o terceiro ano seguido de inflação abaixo da meta.

A expectativa também é de queda para o Índice de Preços ao Consumidor, medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe) da Universidade de São Paulo (USP). Indica que a projeção de inflação na capital paulista cai de 3,69%, na pesquisa anterior, para 3,65%.

A perspectiva inflacionária é menor, ainda, em relação aos preços administrados por contrato, ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, educação, água, transporte urbano e outros). Esses preços e serviços devem ser reajustados em 3,40% no ano, ante projeção de 3,45% na semana passada.

Quanto aos preços no atacado, as duas projeções da Fundação Getúlio Vargas (FGV) são divergentes. Enquanto o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) eleva sua previsão de 3,63% para 3,64%, o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) reduz de 3,73% para 3,65%, o que revela mais equilíbrio nos diagnósticos de preços.

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado