Educação

Alunos surdos têm tradutor online de libras
22-09-2015 14:22

Na data em que se comemorou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, o Senai anunciou a implantação de equipamentos que auxiliam na inclusão de alunos com deficiência auditiva em suas instituições de ensino e, em decorrência, no mercado de trabalho.

O aparelho, denominado VPAD, disponibiliza o serviço de intérprete de libras online para intermediar as conversas entre surdos e atendentes do Senai. O atendimento passa a ser mais eficaz, uma vez que permite que os questionamentos dos alunos surdos sejam traduzidos ao atendente com precisão e que este, por sua vez, dê aos alunos as informações necessárias sobre a educação profissional ou quaisquer outras dúvidas apontadas.

Em Curitiba, uma das escolas contempladas com o equipamento é a unidade Senai Boqueirão. Segundo Erisson Cordeiro Dias da Luz, orientador pedagógico, há uma grande demanda de alunos surdos naquela unidade. Dos cerca de 60 alunos portadores de deficiências, pelo menos 30 são surdos. “Essa é uma tecnologia fantástica que vai nos ajudar no processo de inclusão de nossos alunos”, afirma.

Na unidade do Boqueirão, duas pessoas receberam treinamento para usar o equipamento de maneira a permitir que tanto atendentes, quanto alunos possam se beneficiar da ferramenta.

Ações Inclusivas

O tradutor de libras online é uma das ações do Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI), instituído pelo Departamento Nacional do Senai em 2001. O programa está implantado em todas as escolas da instituição no Paraná.

Este ano, o Senai já matriculou 504 pessoas com deficiência em suas escolas. O número, correspondente ao período de janeiro a julho deste ano, é apenas um dos índices do PSAI. No ano passado, o total de pessoas com deficiências matriculadas foi de 766.

De acordo com Jocimara Alves, responsável pelo PSAI no Paraná, o objetivo do programa é promover o acesso e a inclusão, em cursos regulares do Senai, de pessoas com necessidades educativas especiais, contemplando todas as adequações necessárias às singularidades apresentadas por pessoas com deficiência e idosos, além de expandir o atendimento a negros e índios em comunidades quilombolas e aldeias, e também oportunizar acesso de mulheres em cursos estigmatizados para homens, e vice-versa.

Segundo Jocimara, a atuação do programa é bastante abrangente, na medida em que “procura alcançar todas as pessoas que por algum motivo enfrentam restrições sociais, sob o enfoque de combate à desigualdade e à exclusão, oportunizando capacitação profissional em igualdade de condições”.
GUIASJP - Um serviço POW Internet
<

Nenhum item encontrado

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.