Educação

Brigadistas tornam as escolas estaduais mais seguras
21-06-2016 16:38

Desde 2012, as escolas da rede estadual de ensino têm um importante aliado para garantir a segurança de professores, funcionários e alunos. São os brigadistas, funcionários treinados pelo Corpo de Bombeiros para atuar em situações de emergência, podendo antecipar procedimentos de primeiros socorros e combater princípios de incêndio.

Todas as 2,1 mil escolas estaduais têm brigadistas capacitados para agir em casos que necessitem de planos de abandono, como incêndio ou desastres naturais. Cada escola possui uma Brigada Escolar, formada por no mínimo cinco funcionários.

No colégio Estadual Lindoeste, em Lindoeste, região Oeste do Estado, quase todos os funcionários já participaram da formação.

Professores, funcionários e os 450 alunos agora se sentem mais seguros. “Temos as informações necessárias de como manusear corretamente os equipamentos de segurança e como agir em caso de abandono. Também recebemos treinamentos importantes de primeiros socorros”, diz a diretora Terezinha Maciel da Rosa.

Marcos Antônio Tomadon, diretor do Colégio Estadual Vital Brasil, em Maringá, no Noroeste do Estado, destacou a importância dos novos conhecimentos adquiridos com o curso. Segundo ele, a formação contribuiu para deixar a escola mais preparada para trabalhar com situações de risco. “O curso contribuiu muito para a sensação de segurança na escola, principalmente pelo conhecimento prático que tivemos”, disse Marcos.

No colégio, que atende cerca de 1.200 alunos do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), são feitas duas simulações de abandono por semestre. “Nós que vivemos o dia a dia da escola não sabemos o que pode acontecer, por isso estamos sempre preparados”, lembra Tomadon.

Todo o planejamento feito pelas escolas de Educação Especial Diogo Zuliani e Reynaldo Rehder Ferreira, mantidas pela Apae de Maringá, é feito de acordo com as normas estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros desde 2012. O prédio tem equipamentos modernos para garantir a segurança dos cerca de 700 alunos.

As escolas contam com 30 brigadistas que repassam os conhecimentos adquiridos na formação para os colegas. “Todas as informações que recebemos no curso foram aplicadas na escola e sabemos a importância de estarmos preparados para garantir a seguranças dos nossos alunos”, disse a diretora dos complexos, Cacilda Verunesi Santos.

Fonte: AEN
GUIASJP - Um serviço POW Internet
<

Nenhum item encontrado

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.