Educação

Curso voltado à formação e à capacitação de professores começa na segunda-feira
17-02-2016 15:58

A nova turma do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) inicia as atividades na próxima segunda-feira (22) com algumas novidades. O curso terá duração de dois anos, de acordo com o calendário escolar. Os professores da rede estadual de ensino participam das atividades da Semana Pedagógica, que acontece entre 22 e 24 deste mês e, em seguida, iniciam os cursos previstos no Programa.

Profissionais dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs) que trabalham com o Programa e assessores de tecnologias se reuniram nesta terça-feira (16) e quarta-feira (17), em Curitiba, para discutir as novidades do programa. A reunião técnica serve para dar suporte aos profissionais e orientar os professores sobre o novo formato do PDE.

NOVIDADES – As mudanças foram pensadas para ampliar a formação pedagógica individual dos professores e atender às necessidades das escolas em que atuam. Para esse ano foram acrescentadas 96 horas de inserção acadêmica, que serão realizadas à distância, além das 32 horas presenciais destinadas a essas atividades. Com o acréscimo, os profissionais poderão fazer cursos individuais que atendam suas necessidades específicas.

Durante o primeiro ano do curso os professores se afastam totalmente de suas atividades de docência. Para que não percam seu vínculo com a escola está prevista carga de 40 horas para iniciar a implementação do Projeto de Intervenção Pedagógico e promover a troca de experiências com os demais professores.

O programa vai abordar também temas que estão em pauta na sociedade e afetam a rotina escolar, como aspectos do Brasil contemporâneo e as diversidades étnico-racial, cultural e sexual. “As mudanças foram feitas para completar o pedido de professores que relataram a necessidade de abordar esses temas no Programa”, explicou a coordenadora de Articulação Acadêmica da Secretaria de Estado da Educação, Dolores Follador.

PROGRAMA - O PDE é uma política inovadora de formação e valorização do docente, que possibilita ao professor o afastamento para os estudos e a elaboração de produções nas universidades. É uma parceria entre as Secretarias estaduais da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e, ainda, das Instituições de Ensino Superior públicas do Estado do Paraná. O objetivo é colaborar para a melhoria da prática pedagógica dos professores nas escolas públicas paranaenses e também serve para direcionar o trabalho das universidades.
GUIASJP - Um serviço POW Internet
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.