Educação

Direito da UFPR tem o segundo melhor desempenho no Exame da OAB
23-02-2016 11:15

A UFPR ficou em segundo lugar no ranking dos cursos de Direito de todo o país com mais aprovações no XVII Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Ao todo, egressos de 1395 faculdades do país participaram da avaliação.

O ranking foi elaborado por um pesquisador da Universidade de Brasília (UnB). Ele fez uma análise estatística de dados divulgados pela OAB referentes ao XVII Exame da Ordem, que aconteceu no final de 2015.

Foram selecionadas as instituições que inscreveram entre 50 e 200 egressos, e tiveram aprovação maior de 50%. A UFPR ficou em segundo lugar entre as melhores, com 81 candidatos aprovados, representando 82% dos egressos da instituição que fizeram a prova. A Universidade Federal Fluminense (UFF) ficou empatada com a UFPR em segundo lugar, também com taxa de aprovação de 82%.

A aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil é requisito necessário para os bacharéis em Direito exercerem a advocacia no Brasil.

Para o diretor do Setor de Ciências Jurídicas, Ricardo Marcelo Fonseca, é possível que o bom desempenho dos alunos de Direito da UFPR tenha sido resultado do projeto curricular que entrou em vigor em 2010. “É muito plausível interpretar que esse resultado também seja decorrente do novo projeto curricular, que encorpou e modernizou os conteúdos, criou nova área de habilitação e flexibilizou parcialmente o currículo”, afirmou.

O diretor explicou também que embora a Faculdade de Direito dê importância aos resultados do Exame, está igualmente atenta à pesquisa e extensão. “Entendemos que a educação jurídica é muito mais ampla que a interface meramente profissional dos nossos alunos, que os resultados do exame da OAB mostram que já temos. Termos egressos bem preparados tecnicamente é fundamental, mas também devemos ter um papel de liderança local e nacional na produção do conhecimento acadêmico do Direito, além de realizamos uma inserção social responsável e atenta ao nosso projeto pedagógico. Queremos formar grandes advogados, mas também intelectuais competentes e cidadãos conscientes e ativos”.

O Programa de Pós-Graduação de Direito da UFPR tem nota 6 desde a primeira avaliação da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – nenhum programa brasileiro de pós-graduação em Direito já alcançou a nota máxima, que é 7. As informações são da UFPR.
GUIASJP - Um serviço POW Internet
<

Nenhum item encontrado

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.