Educação

Escolas vão corrigir provas com aplicativo de celular
07-03-2019 20:29

A Prova Paraná, ação inédita desenvolvida pela Secretaria de Estado do Paraná, agrega tecnologia de ponta ao processo pedagógico: após a aplicação da prova, os gestores escolares poderão garantir a correção em tempo recorde por meio de um aplicativo de celular, o Mira Aula.



A Prova Paraná é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação para obter um diagnóstico preciso das dificuldades de aprendizagem dos alunos. Com foco nos resultados, as equipes poderão elaborar Planos de Ação voltados à melhoria da aprendizagem em apoio a nossas Escolas. A primeira Prova Paraná será aplicada no dia 13 de março, quarta-feira da próxima semana.



Para a correção das provas, basta capturar a imagem do cartão de resposta de cada aluno com o aplicativo, sem necessidade de acesso à internet, e pronto, os resultados das provas são registrados. Esse recurso possibilitará que a correção das provas de cada turma seja concluída em cerca de 10 minutos.



COMO BAIXAR - O aplicativo Mira Aula foi desenvolvido gratuitamente pela startup Mira Educação e já foi utilizado para correção de avaliações de 480 mil alunos de escolas públicas do Brasil. A ferramenta não demanda acesso à internet via wi-fi ou 3G para o funcionamento em sala de aula e também não há consumo do pacote de dados dos professores. O aplicativo está disponível para Android e iOS.



Além da correção instantânea da prova, o Mira Aula garante a obtenção de relatórios com resultados para professores, gestores escolares e Secretaria da Educação.



Para baixar, basta acessar a Google PlayStore AQUI e baixar direto no seu celular.



A versão para IOS você encontra AQUI.



PROVA PARANÁ - A primeira Prova Paraná será aplicada no dia 13 de março para os alunos do quinto ano do Ensino Fundamental das redes estadual e municipais de educação (dentro do acordo de cooperação com os municípios); do sexto e nono anos do Ensino Fundamental e do primeiro e terceiro anos do Ensino Médio.



A avaliação, impressa e distribuída pela Secretaria para todas as escolas, terá 40 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática.



Toda a estrutura necessária para a aplicação da Prova Paraná será fornecida pela Secretaria, desde os cadernos de prova até o aplicativo para a correção digital e instantânea.



Os gestores também receberão os relatórios gerados pelo aplicativo por e-mail, facilitando a análise posterior dos resultados. As equipes escolares poderão, ainda, acessar uma plataforma desenvolvida pela Secretaria da Educação (www.provaparana.pr.gov.br/).



 



Agência Estadual de Notícias

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado