Educação

Núcleo de Curitiba tem ferramenta online para distribuição de aulas
21-01-2016 16:51

O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Curitiba implementa, a partir deste ano, um sistema inédito para gerenciamento e acompanhamento online do processo de distribuição de aulas nas 162 escolas da rede pública estadual localizadas na capital. A nova ferramenta permite mais transparência e agilidade na distribuição das aulas aos professores. Antes, todo o processo era feito em papel.

A chefe do NRE de Curitiba, Vivian Rita Meza Siqueira Cézar de Oliveira, explica que a inovação vai facilitar o procedimento de distribuição das aulas. “O que efetivamente mudou foi a forma de registro e levantamento das aulas em aberto em todos os estabelecimentos de ensino da cidade”, destaca Vivian.

Ela conta que muitas dúvidas e questionamentos sobre a distribuição de aulas em Curitiba eram recebidas via Ouvidoria. “Além disso, tínhamos a solicitação dos assistentes de área do Núcleo em relação à necessidade de mudança, que proporcionará dinamismo e clareza para todos eles, que participam ativamente do processo”, comenta Vivian.

A nova ferramenta foi elaborada pela equipe do da Coordenação Regional de Tecnologias Educacionais (CRTE), com a participação dos técnicos Cristiane Jakymiu, Luiz Eduardo de Freitas, Magna Michele Bonatto, Leandro Mayckon Barbosa e Luciano de Lacerda Burski. Eles passaram cerca de três meses realizando testes até chegarem ao atual modelo.

“Antes era mais demorado, as planilhas eram impressas para cada escola e os professores tinham que consultar as aulas disponíveis nas unidades onde poderiam trabalhar”, lembra o técnico Leandro Mayckon Barbosa. “Agora, a própria planilha calcula as vagas disponíveis e apenas o diretor de cada escola pode alimentar os dados, sendo que o sistema foi desenvolvido de modo que todas as atualizações podem ser monitoradas. Assim sabemos como o preenchimento está sendo feito”.

O trabalho começou com o planejamento de turmas e matrículas de cada unidade. “Então, conferimos todos os dados antes de gerar a planilha que será encaminhada aos 162 colégios com as aulas disponíveis”, explica Mara Rigoni Schen, também envolvida na construção da planilha

REUNIÕES – Para apresentar o novo sistema, foram feitas, no final de 2015, diversas reuniões com os diretores dos colégios da capital, inclusive com os novos profissionais eleitos na consulta realizada em dezembro.

Em fevereiro será realizado um treinamento com o diretor, responsável pela alimentação da planilha.

Fonte: AEN
GUIASJP - Um serviço POW Internet
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.