Educação

Paraná tem primeiro professor indígena com mestrado
09-05-2016 16:42

A educação do Paraná teve uma importante conquista no mês passado ao graduar o primeiro professor indígena com curso em nível de mestrado, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Florêncio Rekayg Fernandes, professor concursado da rede estadual de ensino, defendeu a tese de dissertação Formação e Atuação de Professores Pedagogos Indígenas no Paraná.

A trajetória acadêmica do professor caingangue reúne importantes avanços pessoais e também para os povos indígenas do Paraná. Florêncio é natural da Terra Indígena Rio das Cobras, em Nova Laranjeira, na região Centro-Sul, onde estudou até o 4° ano do ensino fundamental. “Na minha época não tínhamos o ensino médio nas aldeias e precisávamos sair para estudar. Para o estudante indígena que sai da aldeia, o principal obstáculo é o idioma”, contou ele, que foi alfabetizado primeiro na língua materna e em seguida na língua portuguesa.

Superando as dificuldades do idioma, ele concluiu o ensino fundamental, médio, curso de Magistério e ingressou na faculdade de Pedagogia. Florêncio também se tornou o primeiro indígena do Paraná a assumir um concurso público estadual, em 2012. Antes de iniciar o mestrado, concluiu três especializações, todas focadas no processo de ensino e aprendizagem indígena. “A minha vida sempre foi dedicada à educação indígena, então nada mais justo do que desenvolver novas pesquisas que possam contribuir para a valorização da cultura, principalmente a língua, e para a educação dos povos indígenas do Paraná”, destacou o professor.

EXPERIÊNCIA – Já são mais de duas décadas dedicadas a educação e a pesquisas acadêmicas. A experiência acumulada ao longo dos anos contribuiu para a confecção do material didático nas línguas guarani, caingangue e em português utilizado na alfabetização dos alunos indígenas paranaenses e também para reforçar o uso das línguas maternas e manter viva a cultura linguista dentro dessas comunidades.

O material foi elaborado com as equipes do Departamento de Educação, Diversidade e Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Educação. “É importante que pesquisadores indígenas estudem e desenvolvam propostas para a educação indígena”, frisou Florêncio.

Fonte: AEN

Saiba mais!
GUIASJP - Um serviço POW Internet
<

Nenhum item encontrado

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.