Educação

Professora de Educação Especial usa música para integrar estudantes
28-04-2016 14:49

A vocação para transmitir conhecimento e a paixão pela docência são duas motivações fundamentais para quem deseja ser professor. No caso da professora de educação especial Solange de Fátima Elias, do Colégio Estadual Manoel Borges de Macedo, em Rio Branco do Sul (Região Metropolitana de Curitiba), esses dois fatores se unem ao desejo de proporcionar aos estudantes com necessidades especiais a inclusão social através da música para fortalecer a interação com os colegas e com a sociedade.

Ser professor exige muitas horas de estudo, dedicação e principalmente vontade de transformar vidas. Aos 15 anos, Solange intercalava as aulas do ensino médio e o antigo Magistério (curso para formação de docente), pela manhã, com o estágio à tarde, atendendo estudantes das séries iniciais do ensino fundamental. “Foi nessa época que decidi que essa seria a minha profissão e nunca mais parei”, lembra a professora.

A experiência adquirida durante o estágio despertou em Solange a vontade de seguir a carreira como docente. O desejo começou a se concretizar ao ingressar na faculdade de História, mas foi a educação especial que chamou sua atenção.

Aos 18 anos Solange começou a trabalhar com alunos com necessidades especiais. Através das atividades de estimulação, a professora percebeu que a música poderia ser sua aliada no desenvolvimento do trabalho. “A partir desse momento comecei a perceber que a música poderia fazer a diferença nas atividades em sala de aula e na vida dos alunos”, revelou.

Empolgada com o trabalho junto aos alunos com necessidades especiais, ela percebeu que precisava se especializar na área. Já são nove anos de estudo, entre as graduações em História e Pedagogia, e as especializações em Educação Especial e Psicopedagogia, além da pesquisa do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), também na área da música e educação especial.

Segundo Solange, ainda há muito a aprender. “Na prática, já percebi que a música traz benefícios a quem apresenta alguma necessidade especial. Agora pretendo buscar novos conhecimentos teóricos para aperfeiçoar esse trabalho. O Estado tem um papel fundamental nesse processo porque sempre disponibiliza cursos de formação na área”, disse a educadora, que pretende fazer mais uma graduação, agora em Musicoterapia.

Fonte: AEN

Saiba mais!
GUIASJP - Um serviço POW Internet
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.