Educação

Professores terão atendimento especializado no Museu Oscar Niemeyer
29-10-2015 10:04

Professores de Arte da rede municipal de ensino de Curitiba poderão planejar atividades de sala de aula e pesquisar conteúdos em permanências realizadas no Museu Oscar Niemeyer (MON). Por meio do “Programa de Permanência no MON”, os professores terão isenção de ingressos e atendimento especializado da equipe da ação educativa do Museu durante a visitação de exposições, em oficinas, além de acesso a biblioteca e videoteca.

O projeto piloto do programa foi lançado nesta quarta-feira (28) no auditório Poty Lazzarotto, no Museu Oscar Niemeyer.

O programa é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e o Museu Oscar Niemeyer e será testado neste ano, entre os meses de novembro e dezembro, para que os professores da rede colaborem na elaboração da programação versão final do programa que será implantado em 2016.

“O objetivo é ampliar o conhecimento em artes visuais dos professores e estimulá-los a diferentes formas de multiplicar estes conhecimentos com a comunidade escolar”, diz a integrante da equipe de artes do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal a Educação, Daniela Pedroso.

O dia de permanência do professor é o tempo dentro da jornada de trabalho que é dedicado à pesquisa de conteúdos e ao planejamento das atividades que serão desenvolvidas na semana seguinte com os estudantes. Por meio do programa, os professores terão acesso para que esse trabalho de pesquisa aconteça dentro do Museu. Além da isenção do ingresso, os professores receberão um selo de participação que contará como frequência do tempo de estudo no museu.

A parceria que favorecerá a ampliação cultural dos professores foi criada a partir de uma solicitação feita pela Secretaria Municipal a Educação para garantir uma maior aproximação dos profissionais da rede com o acervo do museu. “Estamos radiantes com esta possibilidade que fará com que os professores municipais sejam grandes mediadores de cultura nas comunidades. Essa razão nos faz acreditar que será uma caminhada cheia de um trabalho muito prazeroso”, diz a diretora cultural do Museu, Estela Sandrini.

Com a aproximação entre professores e o museu, outra relação deve ganhar reforço e beneficiar os estudantes. Os professores vão conhecer e poderão integrar as ações de educação ofertadas pelo MON com as atividades desenvolvidas com os estudantes. “É todo um universo que se abre para que possamos explorar”, comemora a professora de Arte da Escola Municipal Ricardo Krieger, no Boa Vista, Marcia Valéria da Silva Secco. A professora está desenvolvendo com os estudantes um trabalho sobre a arte na moda, explorando aspectos cultuais e sociais das vestimentas desde a as pinturas corporais feitas pelos indígenas até os conceitos atuais de moda. “Para mim que já visito o museu será uma delícia estar neste espaço como estudiosa, além de podermos trazer os alunos para passeios a partir de um novo referencial, com mais subsídios para que o processo de ensino e aprendizagem aconteça”, disse Márcia.

Outra parceria entre a Secretaria da Educação e o MON acontece por meio do projeto Arte por Toda Parte desenvolvido por meio do EduCultura. Quinzenalmente grupos de estudantes dão levados para um passeio guiado e realização de oficinas de arte no museu. O transporte é garantido pela Secretaria da Educação. Para participar do passeio basta que as escoas municipais se inscrevam no site do EduCultura e se inscrevam para a ação.

Fonte: AEN
GUIASJP - Um serviço POW Internet
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.