Educação

Semana Pedagógica abre atividades do ano letivo na rede estadual
16-02-2016 15:51

Cerca de 100 mil profissionais da rede estadual de ensino começarão as atividades do ano letivo de 2016 na Semana Pedagógica, que começará na segunda (22) e vai até quarta-feira (24). Nos encontros serão discutidas questões pedagógicas e administrativas para fortalecer a gestão escolar e a qualidade do ensino público no Paraná.

As temáticas que serão abordadas estão fundamentadas no programa Minha Escola Tem Ação (Meta), da Secretaria de Estado da Educação, que tem como objetivos fortalecer a gestão escolar, melhorar a qualidade da educação pública e reduzir os índices de evasão escolar.

As ações do programa envolvem as áreas de formação continuada, ampliação de jornada escolar, mobilização da comunidade escolar, tecnologia educacional, práticas pedagógicas, gestão escolar, além de prever a consolidação e monitoramento do projeto político pedagógico e do plano de ação das escolas.

“Este primeiro encontro marca o início das atividades do novo ano letivo e também o contato com os gestores eleitos. A Semana Pedagógica é a oportunidade para os profissionais discutirem questões essenciais do cotidiano escolar, para alcançarmos juntos a escola que queremos: com qualidade no ensino, profissionais valorizados e estudantes preparados”, diz a secretaria da Educação, professora Ana Seres.

NA PRÁTICA - O encontro será realizado em todo o Estado, por meio dos Núcleos Regionais de Educação (NREs), em três etapas. A superintendente da Educação, Fabiana Campos, explica que a secretaria terá representantes em várias cidades, neste ano.

“Queremos estar próximos dos educadores neste momento tão importante. E estamos sempre à disposição das regionais. Integração e esforço conjunto fazem toda a diferença no resultado”, afirma a superintendente.

No primeiro dia da Semana Pedagógica, as atividades serão concentradas nas próprias escolas, para que professores e funcionários conheçam as propostas de gestão para o novo ano letivo. Os profissionais também vão debater temas relacionados à Educação em Direitos Humanos, Rede de Proteção, Abandono Escolar e Indicadores Educacionais, como as taxas de rendimento e desempenho escolar que darão suporte ao Plano de Ação das escolas.

No segundo momento, o debate será aberto à comunidade escolar, fortalecendo a gestão escolar com a participação direta da comunidade. Pais, estudantes, professores e funcionários vão discutir ações relacionadas ao tema A Escola que Temos, e a Escola que Queremos, Como Podemos Contribuir?

No último dia, os profissionais farão reuniões com seus pares, por disciplina ou etapa de atuação. Os professores vão debater questões centradas na construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já as equipes pedagógicas e administrativas vão discutir assuntos relacionados à organização do trabalho pedagógico e fortalecimento da democratização da gestão escolar.

Os agentes I e II (profissionais responsáveis pela limpeza e conservação das escolas, merendeiras, inspetores, bibliotecária e secretárias) vão refletir os desafios relacionados ao trabalho de cada profissional com o objetivo de fortalecer o trabalho integrado no cotidiano escolar.

Fonte: AEN
GUIASJP - Um serviço POW Internet
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.