Educação

Vestibular Indígena abre inscrições dia 8
03-09-2015 18:19

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) vai sediar, neste ano, o XV Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. Sete universidades estaduais oferecem seis vagas cada em seus cursos de graduação pertencentes a comunidades indígenas localizadas no Paraná. A Universidade Federal do Paraná vai ofertar dez em cursos de graduação e técnicos pós-médios pertencentes a etnias indígenas e residentes no Brasil. As inscrições devem ser feitas de 8 deste mês a 23 de outubro, na UEL, UEM, Uenp, UEPG, Unespar, Unicentro, Unioeste e UFPR.

No dia 10 de dezembro, será aplicada a prova oral em língua portuguesa. No dia seguinte, a prova objetiva e a redação. A expectativa da Comissão Universidade para Índios (CUIA) é receber mais de 500 candidatos. Em 2014, quando o vestibular aconteceu em Guarapuava, houve 420 inscritos.

O vestibular consiste em uma prova oral, redação e prova objetiva com cinco questões de cada disciplina do Ensino Médio.

REGRAS – Diferentemente do que ocorre com os outros alunos, no vestibular indígena o candidato escolhe apenas a universidade onde deseja estudar e não o curso. A escolha da graduação é feita pelo aluno no ato da matrícula.

Na UEL, a diretora do Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec), Betty Finatt, explica que foi implantado no ano passado um ciclo intercultural de iniciação acadêmica, com duração de um ano, no qual os alunos indígenas recebem formação intermediária entre a educação básica e o ensino superior. As informações são da Agência de Notícias do Paraná.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado