Empresa

Appa envia ao governo federal licença ambiental para a dragagem dos portos
01-07-2008 13:44

O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, encaminhou nesta segunda-feira (30) ao ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, a licença prévia para a dragagem de aprofundamento dos portos paranaenses. O documento, emitido pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), foi solicitado por Brito para que ele possa antecipar para 2008 a campanha de dragagem.

No último dia 19, o ministro-chefe reuniu-se em Curitiba com o governador Roberto Requião, o superintendente da Appa, Eduardo Requião, o comandante do 5º Distrito Naval, almirante Arthur Pires Ramos, e o capitão de Mar e Guerra, Marco Antonio do Amaral Silva, e anunciou que a antecipação da dragagem poderia ocorrer se houvesse a licença ambiental. Como a Appa já havia protocolado o pedido junto ao IAP no início de maio, foi possível atender a solicitação.

Os portos do Paraná já estavam incluídos no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) para a campanha de dragagem de aprofundamento prevista para 2009. O ministro estima que serão retirados nove milhões de metros cúbicos de sedimentos do fundo do mar, deixando o Canal da Galheta com calado de 15 metros e ainda dragando os portos de Paranaguá e Antonina.

De acordo com o engenheiro Pedro Dias, presidente da Câmara Técnica de Dragagem do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a licença prévia para a dragagem de aprofundamento já possibilita ao governo federal lançar o edital para o trabalho. Em seguida, o IAP vai realizar os estudos para a emissão da licença operacional, necessária apenas quando a campanha de dragagem de aprofundamento for iniciada.

AEN
Foto: AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado