Empresa

Consumo de energia da Copel teve alta de 6,4% no primeiro trimestre
30-04-2008 11:48

O consumo de energia elétrica distribuída pela Copel no Paraná cresceu 6,4% nos três primeiros meses deste ano, comparativamente ao mesmo período de 2007. A elevação diz respeito ao chamado “mercado cativo” da empresa, formado por 3 milhões 460 mil unidades consumidoras ligadas em 393 dos 399 municípios paranaenses.

As indústrias foram as que mais contribuíram para essa expansão, registrando 8,9% de incremento no consumo. O segmento rural teve variação de 6,7% e o comércio, de 5,6%. Nas residências, a utilização de eletricidade cresceu 5,1%, elevando o consumo médio por domicílio na área da Copel a 164 quilowatts-horas por mês.

Considerando-se a energia elétrica usada por todos os consumidores ligados no Estado, incluindo consumidores livres (os que podem contratar seu suprimento junto a outras empresas) e os que são atendidos por outras concessionárias que não a Copel, a variação no primeiro trimestre chegou a 7,7%, demonstrando o bom desempenho das atividades econômicas e a manutenção da conjuntura favorável à aquisição de bens, equipamentos e serviços pela população.

Para o presidente da Copel, Rubens Ghilardi, o aumento no consumo de eletricidade no Paraná é resultado da conjugação de indicadores bastante positivos que vêm sendo apurados no Estado, com destaque para o crescimento da renda média da população e a expectativa de uma boa safra agrícola.

“Sem dúvida, a economia paranaense vive um momento de intensa atividade e isso acaba refletindo no consumo de eletricidade”, avalia o presidente. “A conjuntura atual combina fatores como o crescimento da renda média e a grande disponibilidade de crédito para compras, a boa safra agrícola e a elevação nos preços dos produtos, o reaquecimento das atividades das agroindústrias e o crescimento nas exportações em alguns setores e, como conseqüência disso tudo, a criação de 52 mil novos empregos formais no Paraná”.

NÚMEROS - Entre janeiro e março de 2008, o consumo total de energia elétrica no Paraná totalizou 5 milhões 839 mil MWh (megawatts-horas), contra 5 milhões 422 mil MWh registrados nos mesmos meses de 2007.

Especificamente no mercado cativo da Copel, foram consumidos no primeiro trimestre deste ano 4 milhões 844 mil MWh, contra 4 milhões 555 mil MWh no ano que passou. O principal destaque foi a variação de 8,9% no setor industrial, que representa exatamente um terço desse mercado. Os ramos de atividade que apresentaram os índices mais expressivos de crescimento foram os de veículos automotores, máquinas e equipamentos, refino de petróleo e produção de álcool. A Copel atende diretamente a 59 mil indústrias estabelecidas no Paraná.

As residências respondem por quase 28% do mercado cativo da Copel e seus níveis de consumo cresceram 5,1% – conseqüência da incorporação de novos aparelhos elétricos em casa que, por sua vez, refletiu o aumento da renda média da população e mais a ampla disponibilidade de crédito existente no comércio. O mercado residencial atendido pela Copel era de 2 milhões 733 mil ao final do mês de março.

COMÉRCIO - Já o setor comercial e de serviços – que representa 21% do consumo no mercado cativo da Copel – registrou crescimento de consumo de 5,6% na comparação dos três primeiros meses deste ano com o anterior. A atividade tem se beneficiado do aumento da renda da população, além de serem cada vez mais numerosos os pontos de consumo (incluindo novos shoppings e supermercados). Ao final de março, eram 288 mil os consumidores comerciais no mercado da Copel.

No meio rural, cujos consumidores respondem por 9% do mercado cativo atendido pela Copel, a variação atingiu 6,7% refletindo a recuperação das atividades no campo. São 334 mil propriedades rurais atendidas pela empresa em todo o Estado: em média, cada uma delas demanda 428 kWh por mês, ou 5,3% mais que o consumo médio verificado durante o primeiro trimestre de 2007.

AEN
Foto: SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado