Empresa

Copel fica entre as três melhores do País em estudo sobre sustentabilidade
05-08-2009 12:01

A Copel foi apontada a terceira melhor companhia de capital aberto do Brasil, em práticas de transparência e sustentabilidade, segundo classificação elaborada pela consultora de administração e gestão Management & Excellence, em parceria com o Instituto Brasileiro de Relacionamento com Investidores, em seu “Estudo sobre Transparência e Sustentabilidade nas Empresas do Ibovespa 2009”.

A companhia obteve pontuação média de 91,45% nos 117 critérios pesquisados. “Essa destacada colocação evidencia a efetividade das ações que a companhia vem tomando desde 2003, por orientação do governador Roberto Requião”, afirmou o presidente Rubens Ghilardi. “Além de reconstruir e recuperar financeiramente a Copel, o governador devolveu-lhe sua missão histórica de atuar como agente indutor do desenvolvimento social, econômico e tecnológico do Paraná, reaproximando a empresa da população e consolidando seus compromissos com a sustentabilidade.”

No mesmo sentido, a diretora de Meio Ambiente e Cidadania Empresarial da empresa, Marlene Zannin, disse que a premiação é reconhecimento que serve de estímulo para o aprimoramento dos programas e processos internos da Copel. “Esta premiação nos orgulha por demonstrar que estamos no caminho certo”, disse ela. “A pesquisa atesta a efetividade de iniciativas, como a adesão da Copel já no primeiro momento ao Pacto Global da ONU, a adoção das normas internacionais Diretrizes GRI para elaboração de relatórios e balanços, a promoção da diversidade, a adequação da empresa aos critérios e padrões de acessibilidade e o programa de diálogo com fornecedores, incentivando-os a adotarem também práticas de sustentabilidade plena”.

AVALIAÇÃO – O levantamento da Management & Excellence classificou as 53 empresas de maior liquidez e volume de negócios na Bolsa de Valores de São Paulo – que formam o Ibovespa, índice que mede o comportamento do mercado de ações na casa – tomando por base a análise de 117 critérios, relacionados com três áreas: responsabilidade social corporativa, governança corporativa e sustentabilidade.

A consultoria submeteu todas elas ao preenchimento de questionários e, paralelamente, avaliou os respectivos Relatórios Anuais de Gestão e Sustentabilidade e a aderência desses documentos ao Padrão GRI (Global Reporting Initiative). Também contou pontos ser signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas e constar de índices de sustentabilidade internacionais.

A Copel recebeu uma pontuação média de 91,45% por suas ações sustentáveis de 2008 e pelas metas definidas para este ano. À frente dela, Bradesco e Itaú/Unibanco ficaram empatados com a maior nota e, com a segunda melhor pontuação, a Companhia Paulista de Força e Luz. A estatal paranaense terminou à frente de grandes empresas e corporações como Petrobrás e Vale. No setor elétrico, especificamente, a nota da Copel foi melhor que as recebidas pela Light, Cemig e Eletropaulo.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado