Empresa

Copel ingressará no Nível 1 da Bolsa de Valores de São Paulo
26-03-2008 12:38

O governador Roberto Requião autorizou a Copel a tomar as providências necessárias para ingressar no Nível 1 da Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa, um nicho do mercado de ações ao qual têm acesso apenas empresas de capital aberto comprometidas com a transparência de gestão e os princípios da governança corporativa.

“Para a Copel, isso significa o reconhecimento formal do principal centro financeiro do país à seriedade e transparência da sua gestão”, interpretou seu presidente Rubens Ghilardi. “Ingressar no Nível 1 da Bovespa valoriza a Copel perante o mercado como instituição séria e comprometida e, ao mesmo tempo, garante aos investidores que todas as informações relevantes da Companhia estarão sempre à disposição com rapidez, confiabilidade e precisão”.

Valorização

A Bolsa de São Paulo começou a implantar no final do ano 2000 níveis diferenciados de governança corporativa para as empresas com ações negociadas na casa, criando segmentos capazes de valorizar as companhias e estimular o interesse dos investidores. Assim, conforme o grau de compromisso assumido com a Bovespa, as empresas são listadas no Nível 1, Nível 2 e o chamado Novo Mercado – o de maior seletividade e grau de exigências.

Segundo o presidente da Copel, a habilitação da empresa no Nível 1 “é um passo bastante expressivo” na consolidação das boas práticas de gestão da Companhia. “Se considerarmos que a Copel era, até recentemente, uma empresa cuja maior preocupação era não fechar e continuar existindo, entrar no Nível 1 da Bovespa será uma conquista e tanto”, avaliou Ghilardi. “Tudo isso é resultado do trabalho iniciado e orientado pelo governador Roberto Requião em 2003, que tem resultado na recuperação e reconstrução da Copel, na retomada da sua lucratividade e no reconhecimento cada vez maior e mais eloqüente dos seus compromissos com a transparência, a ética, a austeridade e a sustentabilidade”.

Existem hoje 43 companhias listadas no Nível 1 de Governança Corporativa da Bovespa. Do setor de energia elétrica, lá estão, entre outras, a Eletrobrás, Cesp e Cemig.

AEN
Foto Arnaldo Alves - SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado