Empresa

Cresce confiança do empresariado do Paraná
29-07-2009 21:09

A confiança do empresário industrial paranaense cresceu no segundo trimestre de 2009, informou o Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) com base na pesquisa coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Índice de Confiança do Empresariado Industrial do Paraná (Icei-PR) alcançou 55,8 pontos, aumentando 8,6 pontos em relação ao primeiro trimestre do ano. O índice também apresentou um aumento de 1,6 ponto na comparação com o mesmo período do ano anterior.

O Icei-PR é formado pelo índice de confiança nas condições atuais da economia e das empresas e pelo índice das expectativas na economia e nas empresas, e varia num intervalo de zero a 100. Valores acima de 50 pontos indicam empresários confiantes, melhores condições e expectativas positivas. Esta foi a primeira vez em nove meses que o nível de confiança teve um resultado acima de 50 pontos.

A confiança do empresário industrial paranaense nas condições atuais cresceu 14,1 pontos no segundo trimestre do ano, alcançando 46,5 pontos. Já a expectativa aumentou 5,8 pontos, elevando o índice para 60,4 pontos. O Icei-PR atingiu 57,6 pontos entre as grandes empresas, 57,2 pontos entre as pequenas empresas e 52,3 pontos entre as médias empresas. A pesquisa consultou um total de 48 empresas no Estado, 25 pequenas, 12 médias e 11 grandes.

O sentimento positivo do empresariado nas condições atuais da economia foi a variável da pesquisa que mais cresceu entre abril e junho deste ano, subindo de 27,3 pontos para 45,7 pontos. Já o maior nível de confiança se encontra na expectativa do industrial para o futuro de sua empresa, que aumentou de 56 pontos no primeiro semestre do ano para 62,7 pontos no segundo trimestre.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado