Empresa

Empresários de SJP aprendem como enfrentar crise com dicas de um campeão
30-09-2015 16:59

Giovane Gávio, bicampeão olímpico de vôlei, usou sua experiência em quadra para fazer analogia com o mundo dos negócios e motivar participantes a se tornar cada vez melhores.


“Quanto mais eu treino, mais sucesso eu tenho.” Com esta frase, um dos mais famosos jogadores da seleção brasileira de vôlei abriu sua palestra para cerca de 150 empresários de São José dos Pinhais, no último domingo na Grande Curitiba. O bicampeão olímpico Giovane Gávio atraiu a atenção dos participantes com suas histórias na palestra “A glória é fruto do trabalho”, dentro do Seminário “Crise: um chamado para a inovação”, promovido pelo Sebrae/PR, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Associação Comercial (Aciap).

Mas, como em toda história de sucesso, a luta para alcançar a glória é árdua. Giovane usou de sua experiência de trabalho com grandes líderes e equipes de alto potencial para fazer uma analogia com o mundo dos negócios e extrair grandes lições, aplicáveis àquelas empresas que, preocupadas com o atual momento de estagnação econômica, estão em busca de conhecimento e inspiração para superar a temida crise.
O ex-jogador vê, como uma das saídas para superar a crise, a concentração de esforços naquilo em que a sua empresa faz de melhor. “Por que a Suíça é tão boa em fazer chocolates se ela não produz cacau? Ela o faz porque conhece a arte de melhorar aquilo que o outro país produz. A crise pode ser o momento ideal de melhorar, de fazer diferente.”

Com a experiência de quem caiu, levantou diversas vezes, e teve que se reinventar para continuar a fazer o que gosta, Giovane advertiu que, para se alcançar o sucesso com aquilo que se faz, é preciso mais que dedicação, e, sim, fazer o máximo. “Procure sempre alcançar o máximo, não aceite estar na média, isso significa ser medíocre.”

Outro aspecto importante apontado pelo atual treinador de vôlei é sobre como se tornar um líder motivador, fazendo com que toda a equipe esteja comprometida com os resultados, seja em uma quadra ou em uma empresa. Para isso, segundo Giovane, é preciso enxergar a equipe como um diamante. Se uma das faces desse diamante não brilha, ele não tem valor.

“O grande desafio de um líder é conduzir a sua equipe a ter um objetivo único, a estar comprometida com todo o processo, assim como um time. A junção de cada integrante desse time deve ser vista como um diamante, com todas as suas faces brilhando”, afirma.
E, ao final de sua palestra, após presentear dois participantes com as réplicas das medalhas olímpicas, o atleta deixa como mensagem aos empresários a busca pela excelência, alternativas e parcerias para enfrentar as dificuldades. “Em um momento como esse, é muito mais difícil estar sozinho. Ao realizar parcerias, ficamos mais fortes. Aproveite o momento para extrair o que há de melhor em você e em sua equipe”, aconselha.

COMPRE DO PEQUENO
O seminário, realizado no campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) em São José dos Pinhais, contou com um domingo inteiro de atrações. A manhã teve início com a palestra “Venda mais utilizando as mídias sociais”, ministrada por Rodrigo Ribeiro da Silva. Abrindo as atrações da tarde, foi a vez da divertida peça teatral “Atitudes que levam ao sucesso”, com o Grupo Teatro Lantheri, de Curitiba.
De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Mariléa Brito, o evento de encerramento foi o resultado de uma semana intensa de divulgação do Movimento Compre do Pequeno Negócio, quando foram realizadas blitze com carros de som e distribuição de material sobre o Movimento em seis bairros da cidade. O objetivo principal era o de informar os empresários e de sensibilizar a sociedade sobre a importância de valorizar e consumir os produtos e serviços de pequenos negócios.
“A grande adesão dos participantes nesse evento demonstra que os empresários estão buscando o aprimoramento, e cabe ao Sebrae/PR oferecer as ferramentas necessárias para que eles se qualifiquem e fomentem ainda mais a economia da cidade”, explica a consultora.

Fonte: Assessoria Sebrae/Savannah Comunicação
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado