Empresa

Encontro reforça a importância da integração entre APLs
29-02-2008 17:11

Abertura do Encontro de Gestores dos APLs do Paraná



Encontro de Gestores dos APLs do Paraná traz a oportunidade de troca de experiências entre representantes dos Arranjos Produtivos Locais do Estado

O diretor-superintendente do Sebrae no Paraná, Allan Marcelo de Campos Costa, abriu na manhã desta quinta-feira, dia 28, em Curitiba, o II Encontro de Gestores dos APLs do Paraná. "O Sebrae no Paraná defende incansavelmente essa causa. O desenvolvimento alcançado pelos APLs paranaenses é um exemplo de que nós, entidades parceiras, gestores e coordenadores dos APLs, não estamos parados. O comprometimento de todos no processo de busca desse desenvolvimento e fortalecimento e os resultados alcançados mostram isso", enfatizou Campos Costa.

Darci Piana, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Paraná e do Sistema Fecomércio, ressaltou a importância da união entre as entidades que apóiam os empreendedores. "A união dessas entidades tem feito a diferença em nosso País. Isso é bom, mas ainda tem muita coisa a ser realizada. Essa reunião de hoje é para fazer com que haja também uma integração desses grupos dentro dos próprios eventos do Sebrae. Essa integração é fundamental para que as coisas possam acontecer."

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, que representou a entidade durante a cerimônia de abertura, parabenizou os APLs presentes. "Às vezes o mercado entra em uma zona de conforto e as empresas acabam se acomodando, mas isso não pode acontecer porque o cenário pode mudar. Esse encontro reforça exatamente a importância da integração e de estarmos cooperando e compartilhando as experiências vividas pelos APLs e que podem servir de exemplo para outros grupos", analisou Campagnolo.

A importância do evento também foi ressaltada por Cândida Maria Cervieri, diretora do Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas, no MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior). "A rede paranaense de APL é exemplo nacional de organização. Embora à frente de outros estados, não podemos nos perder no que queremos para os próximos anos. Para ter uma rede de competência consolidada e em constante ampliação é fundamental que os gestores estejam bem preparados."

Já o secretário de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgilio Moreira Filho, que esteve na abertura do evento representando o Governo Estadual, elogiou a atuação do Paraná, dizendo que o Estado é um grande parceiro do Governo Federal no trabalho em prol do desenvolvimento dos grupos associativos e, conseqüentemente, e da economia local.

Agência Sebrae de Notícias no Paraná
Fotógrafo: ASN/PR
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado