Empresa

Faciap apresenta reivindicações das associações comerciais paranaenses a Dilma Rousseff
31-03-2008 13:37

Federação atua em 70% dos municípios paranaenses e conglomera atualmente 284 associações, o que representa um universo de 40 mil empresas, aproximadamente 95% do PIB do Estado

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Ardisson Naim Akel, entrega neste sábado (29), durante encontro de empresários com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, em Curitiba, as solicitações e propostas das Associações Comerciais do Paraná (ACEs), com vistas a destravar o desenvolvimento do Estado. A Federação atua em 70% dos municípios paranaenses e conglomera atualmente 284 associações, o que representa um universo de 40 mil empresas, aproximadamente 95% do PIB do Estado.

Dentre as reivindicações feitas pelas ACEs estão a construção de aeroporto na cidade de Renascença, a 22 km de Francisco Beltrão e Pato Branco, duplicação da BR 277 entre Cascavel e Foz do Iguaçu, implantação de ramais ferroviários ligando Cascavel a Guaíra e Foz do Iguaçu, e o Sudoeste do Paraná ao Oeste de Santa Catarina. Nas regiões norte e noroeste, solicitações para implantação de parque tecnológico em Maringá, transformação do aeroporto regional em Hub internacional, implantação da hidrovia do Ivaí, para integrá-la ao sistema Paraná/Tietê, gasoduto a partir de Campo Grande (MS) interligado ao Gasbol na região de Curitiba, passando pelas regiões de Dourados (MS), e de Maringá, Londrina, Norte Velho e Papeleira, no Paraná, além da implantação de uma Universidade Federal Tecnológica na cidade de Sarandi.

Também foi solicitada a retomada das obras da Estrada da Boiadeira, que liga o estado do Mato Grosso do Sul ao Paraná. Sem asfalto, a rodovia que é estratégica no escoamento da produção agrícola do Oeste não pode ser utilizada. Atualmente, o escoamento precisa ser feito pela PR 323, de Maringá, que aumenta em mais de 100 km o percurso até o Porto de Paranaguá.

Nos Campos Gerais, região Central do Paraná, pedido de construção de aeroporto internacional além da implantação de sete novos acessos viários, nas proximidades de Ponta Grossa. Na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, pedidos como duplicação da Rodovia da Uva, em Colombo, ações na área de segurança para o município de Pontal do Paraná, construção de um hospital e centro de eventos em Guaratuba, além de dragagem no canal de acesso ao Porto de Paranaguá.

As solicitações chegaram até a Faciap por meio das 11 coordenadorias regionais que a entidade possui, distribuídas em todo o Estado.

Serviço: O encontro entre a ministra Dilma Rousseff e os empresários paranaenses é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Associação Comercial do Paraná (ACP), e ocorrerá no Centro Integrado de Trabalhadores (Cietep), a partir das 11h00. Na oportunidade será feita a entrega de um único documento contendo reivindicações colhidas pela Fiep em todo o Estado com o apoio de diversas entidades representativas.

Informações
Sandra Santos
Assessoria de Comunicação
Faciap
41-3307-7008 / 9697-3581


Assessoria de Comunicação Faciap
Agência Sebrae de Notícias no Paraná
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado