Empresa

Fomento Paraná e Sebrae lançam livro sobre o microcrédito
17-11-2015 16:08

“Microcrédito, construindo histórias no Paraná” é o título do livro lançado nesta segunda-feira (16), em Foz do Iguaçu, durante o Encontro Estadual de Agentes, promovido em parceria entre o Sebrae/PR e a Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado.

A publicação conta um pouco da história do Programa de Microcrédito no Paraná, com base no depoimento de agentes de crédito e de empreendedores que foram financiados ao longo dos 16 anos de existência da Fomento Paraná. “É um grande momento para apresentar esse livro que traz tantas histórias inspiradoras, de pessoas maravilhosas e que batalharam muito”, disse a autora, Irene Viotti.

O Encontro de Agentes reúne pouco mais de 200 agentes de crédito e de desenvolvimento que atuam em todo o Paraná como funcionários de prefeituras, em agências do trabalhador ou secretarias voltadas ao desenvolvimento econômico, federações comerciais e industriais e sociedades de garantia de crédito.

O objetivo do encontro é promover a capacitação e a conexão das práticas reais do uso de microcrédito para a competitividade dos pequenos negócios.

PARCERIA – Para o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, a parceria com a Fomento Paraná para capacitar os agentes de crédito é muito importante para o momento atual. Segundo ele, o acesso ao crédito é fundamental para que o micro e o pequeno empreendedor possam sobreviver. “Essa parceria corresponde às necessidades desse público. As empresas que melhor se preparam em momentos de crise como este são as que saem mais fortalecidas, pois as crises acontecem, mas terminam. E é preciso estar preparado para não quebrar”, afirmou Tioqueta.

Sobre os agentes de crédito, o diretor explica que a capacitação é fundamental. "É preciso estar sempre atualizado para se ter o melhor resultado, porque eles estão lá na ponta, em contato com as empresas”, completou.

O presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, destacou a importância dos agentes de crédito adotarem uma postura pró-ativa em seus respectivos municípios, indo à procura dos empreendedores, ofertando o crédito, apoiando aqueles que procuram a instituição para acelerar os processos.

“O crédito é uma mola propulsora que precisa ser bem utilizada. Por isso mantemos a parceria com o Sebrae, para oferecer o crédito subsidiado, mediante a qualificação do empreendedor”, afirma Barbosa. “É uma ação fundamental nos pequenos municípios e nos bairros e periferias das grandes cidades para movimentar a economia e ajudar o País a superar esse momento de crise.”

Ainda segundo o presidente da Fomento Paraná, a instituição tem procurado sensibilizar os prefeitos sobre a importância do crédito e do agente para apoiar o empreendedor, já que a melhoria das condições das empresas favorecem a renda e o emprego no município, o que ajuda a reduzir as demandas sociais e, às vezes, resolve o problema até da arrecadação. “Há uma sinergia e uma melhora significativa no ambiente de desenvolvimento econômico”, afirma.

Fonte: AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado