Empresa

Governo inicia capacitação de técnicos para coletar dados do transporte escolar
28-05-2008 12:12

Gestores do transporte escolar dos municípios pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Curitiba, Área Metropolitana Norte e Sul, Litoral, técnicos dos núcleos regionais de Educação e representantes das associações dos municípios litorâneos e da Grande Curitiba participaram nesta terça-feira (27/5) da primeira etapa do curso de Capacitação de Gestores para o Transporte Escolar Municipal, promovido pelas Secretarias de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e da Educação (Seed).

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, o curso é o primeiro de uma série de nove encontros que serão realizados em todo o Estado, seguindo a distribuição dos Núcleos Regionais de Educação, para a coleta dos dados básicos. “Os cursos deste primeiro módulo vão ocorrer nos meses de maio e junho para que, até o fim deste ano, possamos ter o mapeamento completo do transporte escolar no Paraná”, conta. As outras fases vão compreender o treinamento prático dos técnicos com equipamentos eletrônicos e o fornecimento de orientação para a sistematização das informações.

Durante a primeira etapa do curso, realizado no auditório da Sedu, no Centro Cívico, os participantes conheceram as diretrizes do Plano de Transporte Escolar (PTE), os resultados do trabalho de abrangência de rotas desenvolvido como projeto-piloto nos municípios de Irati, Pitanga, Ortigueira e Prudentópolis e o papel das entidades envolvidas no processo de coleta dos dados. A Sedu/ Paranacidade será responsável pela estruturação da pesquisa e disponibilização da base cartográfica, a Seed pelos recursos financeiros e pela seleção da equipe técnica e as prefeituras pelo preenchimento de formulários com perguntas sobre o transporte escolar nos municípios.

REDUÇÃO DE CUSTOS – “Os dados práticos sobre os percursos e o número de alunos atendidos serão coletados por 64 profissionais que irão percorrer cerca de 13 mil rotas em todo o Estado. Com este estudo pretendemos reduzir inicialmente em 5% os custos com o transporte escolar, o que corresponde a uma economia anual de R$ 11 milhões aos cofres públicos”, destaca Forte Netto. Cada município contará com dois profissionais – um anotador e um operador de GPS – que poderão medir até 80 rotas por mês.

Além da redução dos custos operacionais com a otimização dos traçados, o Plano de Transporte Escolar (PTE), coordenado pela Seed com apoio técnico da Sedu, tem como objetivos a estruturação do sistema de gestão de transporte nos âmbitos estadual e municipal, a melhoria dos serviços prestados aos escolares, a obediência à Legislação do Transporte Escolar e a localização de novas escolas rurais.


AEN
Foto:Ricardo Rufca

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado