Empresa

Micro e pequenas empresas ganham fórum regional permanente no Paraná
05-05-2008 16:55

O governador Roberto Requião, o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, e a secretária-chefe em exercício da Casa Civil Jussara Borba Gusso assinaram, nesta segunda-feira (05), o decreto que institui o Fórum Regional Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná. A solenidade, realizada durante a abertura da 5.ª Convenção Nacional de Micro e Pequenas Empresas, no auditório do Sebrae, em Curitiba, contou com a participação de representantes de 22 Estados.

“Temos feito esforço enorme para viabilizar a micro, pequena e média empresa no nosso Estado, pois elas são as responsáveis pela geração de 80% dos empregos que são oferecidos à nossa força de trabalho”, afirmou o governador.

Requião lembrou das políticas estaduais de incentivo às micro e pequenas empresas, entre elas, no seu primeiro governo, quando eliminou o ICMS sobre juros do desdobramento de uma prestação. “Isto viabilizou o pequeno comércio, porque antigamente só o grande que tinha uma financeira, ou o que era uma financeira, conseguia não ser tributado sobre o valor total de uma venda parcelada. Depois disso, a lei da pequena e micro funcionou extraordinariamente bem”, contou ele.

O resultado foi a criação de 517 mil empregos no Paraná em cerca de cinco anos. “É recorde brasileiro, principalmente levando em conta a nossa população”, completou o governador.

PARCERIA – Para o vice-governador, Orlando Pessuti, também presente no evento, a criação do fórum é sinônimo de que o governo do Estado e as entidades ligadas às micro e pequenas empresas no Paraná continuarão trabalhando em parceria na construção de uma política fiscal e tributária que ofereça melhores condições de trabalho. “É um compromisso que a cada dia estamos cumprindo com o objetivo de fortalecer a geração de empregos e criar uma política de salário e de desenvolvimento das micro e pequenas empresas no Paraná”, falou.

De acordo com o secretário Virgílio, a criação do fórum só reforça a importância dada pelo governo do Estado às micro e pequenas empresas do Paraná. “Já temos 132 mil micros e pequenas empresas que estão totalmente isentas de impostos, devido às nossas políticas públicas. Agora, com esse decreto estadual, nós poderemos, com as entidades empresariais, organizar, incentivar e fortalecer muito mais a micro e pequena empresa”, avaliou o secretário.

O Fórum Regional Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná visa orientar a formulação de uma política nacional de desenvolvimento das micro e pequenas empresas, a partir do debate entre o governo do Estado e setor privado. Será uma espécie de espaço de debates, com orientação e assessoramento.

ENTIDADES – Segundo o presidente da Confederação Nacional da Micro e Pequena Indústria (Comanpi), Ercílio Santinoni, o fórum será mais que uma mesa de discussão entre governo do Estado e setor privado. “Ele vai levantar as dificuldades enfrentadas pelo pequeno e encontrar soluções. Porque, quanto menor a empresa, maior é a dificuldade de ser competitivo e abrir novos mercados”, contou.

O presidente da Fecomércio, Darci Piana, também elogiou a criação do fórum. “Essa discussão permanente só vem para ajudar a micro e pequena empresa paranaense, para que a gente possa fazer ainda mais pelo seu fortalecimento. Estamos no caminho certo e o Paraná lidera novamente a parte nacional desse esforço para ajudar as micro e pequenas empresas”, finalizou ele.

A 5.ª Convenção Nacional de Micro e Pequenas Empresas, promovida pelo Conampi, continua nesta terça-feira (06), com palestras e debates sobre o tema “As micro e pequenas empresas e a importância de sua representatividade no desenvolvimento sustentável”.

AEN
Foto-Roberto Corradini-SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado