Empresa

Missão argentina conhece projetos do Sebrae no Paraná
07-04-2008 13:04

Iniciativas com foco nas micro e pequenas empresas e no desenvolvimento em regiões de fronteira serão apresentadas nesta segunda-feira em Maringá

Uma comitiva formada por empresários da indústria da madeira e agentes públicos da Província de Misiones, na Argentina, desembarca em Maringá, noroeste do Paraná, na próxima semana, para conhecer o trabalho do Sebrae junto às micro e pequenas empresas. A visita acontece na segunda-feira, dia 7, das 14 às 16 horas, na Regional Noroeste do Sebrae no Paraná.

Os 20 integrantes da comitiva argentina serão recepcionados pelos gerentes das Regionais do Sebrae no noroeste, Luiz Carlos da Silva; no oeste, Beatriz Bertoglio; e no sudoeste, Joailson Antônio Agostinho. O prefeito de Maringá, Silvio Barros; o secretário municipal de Indústria e Comércio, Shinji Gohara; e o secretário do escritório do Paraná no Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (Codesul-BRDE), Santiago Gallo, participam do encontro.

Além de projetos de apoio às micro e pequenas empresas, executados pelo poder público, por entidades empresariais e pelo Sebrae, como os Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Metais Sanitários, da Confecção, da Mandioca e de Equipamentos Médico e Odontológicos, na região de Maringá, a comitiva argentina conhecerá o Profronteira e o Ñandeva, duas iniciativas mantidas pelo Sebrae e parceiros, voltadas à cooperação internacional e ao desenvolvimento empresarial em regiões de fronteira.

"Será uma oportunidade para apresentar o Sebrae aos vizinhos argentinos e mostrar essa conjugação de esforços que hoje existe em Maringá em favor das micro e pequenas empresas e do desenvolvimento econômico regional. Vamos abrir um caminho, uma nova rede de contatos", assinala o gerente da Regional Noroeste do Sebrae, Luiz Carlos da Silva. Segundo ele, o intercâmbio e a troca de experiências são fundamentais para o fortalecimento dos pequenos negócios. "Isso acaba despertando interesses dos empresários argentinos e também dos empresários do Paraná para o fechamento de novos negócios."

Para o prefeito de Maringá, Silvio Barros, a vinda da missão Argentina é uma honra para a cidade. "Maringá é uma cidade empreendedora, aberta aos empresários interessados em conhecer boas iniciativas", diz o prefeito.

Internacionalização

As duas iniciativas de internacionalização, envolvendo micro e pequenas empresas e que serão apresentadas à comitiva argentina na visita a Maringá, têm uma forte atuação do Sebrae nas regiões sudoeste e oeste do Estado. O Projeto de Desenvolvimento do Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina na Região da Faixa de Fronteira com a Argentina (Profronteira) é uma experiência inédita de cooperação transfronteiriça na América do Sul. Idealizado em 2005 em fóruns de desenvolvimento local, onde líderes empresariais, prefeitos, vereadores, secretários e representantes da sociedade civil discutiam uma visão comum de futuro para os municípios, o Profronteira busca criar um sistema integrado de inclusão do sudoeste paranaense e oeste catarinense no Mercado Comum do Sul (Mercosul).

Já o Ñandeva tem como meta fortalecer a identidade cultural do artesanato produzido na fronteira Brasil-Argentina-Paraguai. A idéia é associar o artesanato ao turismo, consolidar a produção artística e garantir o desenvolvimento sustentável da região compreendida pelos municípios lindeiros ao Lago Itaipu, dos lados brasileiro e paraguaio, e Misiones, do lado argentino, com incremento na renda e ocupações no setor artesanal. O Ñandeva, que em ava-guarani, a língua comum de tribos indígenas brasileiras, argentinas e paraguaias, significa "Todos Nós", nasceu em 2004, durante seminário internacional sobre a importância do design e da identidade cultural como fatores de desenvolvimento e integração entre os países.

Agenda

A visita da missão argentina ao Sebrae no Paraná acontece nesta segunda-feira, dia 7, das 14 às 16 horas, na Regional Noroeste - Avenida Bento Munhoz da Rocha 1.116. A comitiva argentina, que pela manhã conhece o Porto Seco e empresas no município, segue na terça-feira, dia 8, para Arapongas, no norte do Estado, onde fica dois dias. Em Arapongas, além de visitas a entidades empresariais e órgãos públicos, os argentinos participam da Feira Internacional da Qualidade em Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a I ndústria Moveleira (FIQ 2008).

Agência Sebrae de Notícias no Paraná
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado