Empresa

Nova subestação da Copel vai aumentar oferta de energia elétrica na região Norte
25-04-2008 12:13

Conhecida nacionalmente por concentrar um dos maiores e mais tradicionais grupos de imigrantes japoneses e seus descendentes no Paraná, a região de Assaí, no Norte do Estado, vai ganhar, ainda este ano, reforço na disponibilidade de energia elétrica, com a nova subestação em 138 mil volts que está sendo construída pela Copel.

O empreendimento envolve investimentos de R$ 11 milhões e beneficiará diretamente quase 20 mil unidades consumidoras instaladas nos municípios de Assaí, São Jerônimo da Serra, São Sebastião da Amoreira, Nova Santa Bárbara e Santa Cecília do Pavão.

As obras, iniciadas há cerca de seis meses, devem estar concluídas até dezembro, permitindo plenas condições de atendimento ao crescimento do consumo em toda a região. “O reforço representado pelo ingresso da nova subestação irá assegurar eletricidade em abundância e com níveis adequados de qualidade para dar sustentação, por muito tempo, a todos os projetos de diversificação econômica e à instalação de novas unidades consumidoras na região”, argumenta Jaime de Oliveira Kuhn, superintendente de Operação, Planejamento e Engenharia de Transmissão de Energia da Copel.

MELHORIAS – Conforme o superintendente, a construção de uma subestação de porte bem maior que a atual – que opera na tensão de 34,5 mil volts – resultará em melhorias adicionais que serão rapidamente percebidas pelos consumidores. “Recebendo energia na tensão de 138 mil volts e conectada por uma linha de transmissão à subestação Ibiporã, a unidade de Assaí terá capacidade de processar, transformar e redistribuir quantidades bem maiores de energia, minimizando a ocorrência de perdas e reduzindo a probabilidade de haver flutuação nos níveis de tensão ou, ainda, restrições ao consumo em situação de emergência ou de contingenciamento”, informa Jaime Kuhn.

Quando entrar em funcionamento, a nova subestação Assaí estará equipada com um transformador com potência de 41 MVA (megavolts-ampères), mas a Copel já incluiu na sua programação a instalação de um segundo equipamento do mesmo porte.

TURISMO – A cidade de Assaí tem suas origens fortemente vinculadas à colonização japonesa que se estabeleceu no norte paranaense, destacando-se hoje não só pelo seu desenvolvimento mas, também, pelo empenho e esforço dos pioneiros e seus descendentes em conservar e preservar a cultura, história, tradições e hábitos do país de origem.

Em meio às comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil e inspirada na saga dos antepassados, a população do município se lança a um novo desafio: explorar as potencialidades turísticas de Assaí para incrementar seu desenvolvimento econômico. A construção do primeiro castelo em estilo japonês no país em comemoração aos cem anos da chegada dos primeiros imigrantes será o ponto de partida para a implantação de projetos voltados ao turismo na cidade. Para desenvolver e materializar as novas idéias e poder continuar expandindo seus negócios, os empreendedores de Assaí terão da Copel a garantia de dispor de toda energia elétrica de que precisarem, agora e nos próximos anos.


AEN
Foto:Copel
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado