Empresa

Pará e Guarda Municipal de São José dos Pinhais podem usar sistema da Ouvidoria paranaense
30-05-2008 14:32

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do governo do Pará e a Ouvidoria da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, poderão usar em breve o Sistema OUV em suas atividades. As ferramentas do programa de encaminhamento on-line das demandas da população, usadas pela Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge), foram apresentadas durante visitas feitas nesta semana por representantes dos órgãos.

O coordenador da secretaria paranaense, Carlos Batista Soares, defendeu o uso do software livre por outros órgãos públicos, sejam da esfera municipal ou estadual. “Quanto mais instituições tiverem o programa, mais ele se fortalecerá. O OUV foi feito pela administração pública e para ser usado por ela. Assim, trabalhamos com um bom software e não ficamos dependentes de instituições privadas”, afirmou.

Soares disse que o programa – criado por servidores da Secretaria Especial e da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), e que é usado desde 2003 – é repassado gratuitamente aos órgãos, mediante solicitação formal de cessão. Entre as instituições que já o receberam estão a prefeitura de Almirante Tamandaré, a Câmara Municipal de Cascavel, a ParanaPrevidência, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), o governo de Santa Catarina, entre outros.

Durante as visitas, as ferramentas do sistema foram apresentadas pela gerente de Atendimento da Ouvidoria, Fabiane Mazur Bizi Barbalho, e pelo analista de Informática da Celepar, João José Garcia. Foram detalhadas as rotinas para inclusão e encaminhamento de atendimentos, a geração de cartas para ouvidores e cidadãos, a possibilidade de a população acompanhar o andamento do seu registro por meio do site da Ouvidoria e a produção de relatórios estatísticos de contatos.

Ao final das explicações, os visitantes aprovaram o OUV. “O software é excelente. É personalizado e tem estrutura flexível que pode ser adaptada aos trabalhos do nosso órgão. Ele se encaixa nas expectativas da nossa instituição”, afirmou o coordenador de Projetos e Sistemas da Secretaria da Educação do Pará, Antonio Marcos Ferreira de Souza.

Já as representantes da Ouvidoria da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, Adriana Martins e Deise Dissenha, confirmaram que poderão em breve usar o OUV em seus trabalhos. “Encontramos dificuldades em montar um software para usar na instituição. Quando soubemos que existia um sistema pronto no Estado, concluímos que este poderia ser adaptado à nossa realidade”, disse Adriana.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado