Empresa

Paraná e Emilia-Romagna iniciam processo de cooperação
10-03-2008 19:50

Região italiana é reconhecida mundialmente pela inserção de pequenas empresas no processo de desenvolvimento regional; Sebrae no Paraná terá um posto avançado de trabalho para execução de projetos de cooperação Paraná/Emilia-Romagna

O Sebrae no Paraná realiza nesta quarta-feira, dia 12, um Seminário para apresentar o Projeto de Cooperação Paraná/Emilia-Romagna. O Projeto é fruto de um trabalho de aproximação do Sebrae, Senar/Faep, Ocepar e do Estado com a região italiana, reconhecida mundialmente pelo forte desenvolvimento regional, resultado do apoio e incentivos dados às pequenas empresas, inseridas nesse processo como peças-chaves na geração de renda e postos de trabalho.

A cooperação entre as duas regiões tem como objetivo promover a geração de negócios e a transferência de tecnologia entre instituições de fomento e micro e pequenas empresas do estado do Paraná e Região Emilia-Romagna. O Sebrae e entidades parceiras vão trabalhar com os italianos a integração e o desenvolvimento de produtores de pequenas propriedades, produtos e processos.

Serão quatro projetos na área do agronegócio: o desenvolvimento da cadeia hortifrutigranjeira; o desenvolvimento da cadeia de produção de derivados de leite; o desenvolvimento e integração de produtores de soja convencional e orgânica e a formação de dirigentes e lideranças cooperativistas em todo o Estado.

Os projetos vão proporcionar aos produtores e empresários paranaenses a oportunidade de fomentar suas pequenas propriedades rurais ou suas empresas, com o aprimoramento da gestão empresarial e da qualificação profissional. A idéia é desenvolver também produtos agroindustriais com maior valor agregado e mais competitivos no mercado, além de criar redes de comercialização, com acesso à inovação e transferência de tecnologia; organizar produtores em grupos cooperativos e fortalecer a cultura associativista com incentivos.

Para a execução das ações de cooperação, um posto avançado da região italiana vai operar no Estado. O diretor-superintendente do Sebrae no Paraná, Allan Marcelo de Campos Costa, fará o anúncio da instalação de um escritório da Emilia-Romagna nas dependências do Sebrae em Curitiba, durante o Seminário, desta quarta-feira. O escritório ficará a cargo da representante da Emilia-Romagna para Assuntos de Cooperação Internacional, Alessia Benizzi, que será uma das responsáveis em dinamizar a implantação desses quatro projetos e identificar novas possibilidades de ações cooperadas entre as duas regiões.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Darci Piana, diz que esse processo de cooperação é importante pela troca recíproca de conhecimento entre as duas regiões. "A Emilia-Romagna é um grande centro produtor de hortifrutigranjeiros. Na produção de leite e queijos, eles vão nos ajudar a produzir produtos de alta qualidade, dentro dos padrões europeus, e, no futuro, o Paraná poderá exportar esses produtos para a Comunidade Européia." Piana destaca que os projetos de cooperação nasceram de parcerias com outras entidades. "O Sebrae sente-se satisfeito por liderar esse processo."

O diretor-técnico do Sebrae no Paraná, Julio Cezar Agostini, explica que esse é o início do processo de cooperação entre atores de desenvolvimento do Paraná e da região da Emilia-Romagna. "Em um ano podemos estar trabalhando com oito a dez projetos", analisa o diretor do Sebrae. Agostini ressalta que a região italiana é um exemplo ao mundo da força motriz das pequenas empresas. "A Emilia-Romagna é um benchmarking mundial. Para cada grupo de nove habitantes, há uma pequena empresa. São 15 mil cooperativas focadas no pequeno produtor e o desenvolvimento regional se dá por meio das micro e pequenas empresas".

Exemplo

Economicamente, a Emilia-Romagna é uma das primeiras regiões da Itália em renda per capita e tem sido classificada nos últimos anos como uma das 15 regiões mais ricas da Europa. As pequenas e médias empresas são responsáveis por uma extraordinária difusão de riqueza pelo território italiano. A porcentagem de habitantes empregados é quase de 70%, que é consideravelmente mais alta que a média italiana e mais alta também que a média européia, decorrente na natureza dinâmica do setor de produção.

O sistema econômico-produtivo da região é tradicionalmente identificado com as muitas cadeias da produção, profundamente ligado ao conhecimento, habilidade s e o sistema de relações territoriais. É uma das regiões da Itália com maior liberdade econômica, eficiência burocrática e qualidade de vida. A Emilia-Romagna é também a região européia que lidera em políticas de inovação, o que significa melhorar sistemas de relacionamentos e criar relações mais próximas entre economia, território e sociedade.

A região é um território formado por nove províncias. O nome Emilia-Romagna vem de uma antiga estrada que cruza todo o território e liga Roma ao centro da Europa por mais de vinte séculos. Localizada no centro-norte da Itália, no coração da região mais industrializada do país, a Emilia-Romagna atua como ligação do norte ao sul da Itália, entre o Mediterrâneo e o norte da Europa. A eficiente rede de infra-estrutura e a posição geográfica estratégica fazem da região um importante centro comercial, ligada a todas as cidades italianas e às mais importantes cidades européias.

Trabalhos

A comitiva de representantes da região da Emilia-Romagna já está no Paraná, reunida com dirigentes do Sebrae, do Governo Estadual e da Presidência da República e de entidades que representam agricultores. Em pauta, a discussão dos quatro projetos na área de agronegócio, visitas técnicas a regiões produtoras do Estado e a elaboração de planos de trabalho. O grupo retorna à Itália na sexta-feira, dia 14.

A apresentação do Projeto de Cooperação Paraná/Emilia-Romagna e o anúncio da instalação de um escritório da região italiana nas dependências do Sebrae, acontece nesta quarta-feira, dia 12, às 9 horas, na sede da entidade, em Curitiba, que fica na Rua Caeté, 150.

Agência Sebrae de Notícias no Paraná
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado