Empresa

Paraná registra 215 novas empresas por dia útil neste ano
08-10-2008 15:00

De janeiro a setembro deste ano, foram criadas 41.213 empresas no Paraná, cerca de 215 por dia útil. “A política de apoio ao setor produtivo do Governo do Paraná está registrando resultados expressivos. Em sua maioria são micro e pequenas empresas, sendo que 63% estão localizadas no interior do estado”, informa Júlio Maito Filho, presidente da Junta Comercial do Paraná.

Desde 2003 já foram criadas cerca de 260 mil novas empresas, em sua esmagadora maioria, micros e pequenas, resultado da redução da carga tributária e das isenções concedidas pelo Governo do Paraná. “Este número coloca o estado em posição de destaque, e também na geração de empregos, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais, estado com índices populacionais maiores que o nosso”, disse Maito.

Cerca de 37% empresas das novas empresas estão na Região Metropolitana de Curitiba e 63% no interior do estado. Os destaques ficam com Londrina (3.200 novos estabelecimentos), Maringá (2.530), Ponta Grossa (2.450), Cascavel (1.800) e Umuarama (1.100).

Para Júlio Maito, a economia paranaense vive há cinco anos um bom momento, com crescimento sustentado, garantido pelo apoio fiscal e tributário que o governador Roberto Requião está dando para os micro e pequenos empresários. “Também é importante frisar que não existe emprego sem empresa. As pesquisas do Ministério do Trabalho sobre o número de empregos com carteira assinada, demonstram ritmo crescente no Paraná. A análise desses dados mostra que, cada nova empresa criada, mesmo micro ou pequena, gera em média 2,5 empregos”, destaca.

Nomes e empresas – O presidente da Junta Comercial do Paraná revela que este crescimento na criação de novas empresas está gerando um problema inusitado para a Junta e para os novos empresários, já que nomes de empresas não permitem coincidência, ou seja, não são aceitos nomes idênticos para registro. Até o fim deste ano, a Junta publicará edital, baseado no artigo 60 da Lei 8934/94, abrindo prazo para as empresas que não tiveram alterações nos últimos dez anos, manifestem-se de que estão em atividade, sob pena de perderem a proteção de seu nome comercial garantido por lei.

Remodelação – as medidas de simplificação do registro mercantil, eliminando burocracias e reduzindo prazos de trâmites legais estão facilitando o início da atividade empresarial. “A Junta Comercial do Paraná, com 40 agências regionais, nas principais cidades-pólo do estado, está aprovando processos de registro em 48 horas em média”, afirma o presidente da entidade.

Os projetos de remodelação da Junta Comercial contemplarão inovações tecnológicas no sistema de informatização e digitalização, que possibilitarão convênios com órgãos públicos municipais, estaduais e federal para a simplificação, com maior velocidade, dos sistemas operacionais. Também será construído o novo edifício sede da Junta Comercial, no Centro Cívico, que atenderá as necessidades de expansão das atividades da instituição.


Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado