Empresa

Paraná tem os melhores resultados do País na intermediação de empregos
08-06-2007 14:06

Secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, deputado Nelson Garcia


O Sistema Público de Emprego do Paraná alcançou, em 2006, os melhores resultados do país. No índice que mede a participação do Sistema Público de Emprego no total de contratações realizadas no Paraná no ano passado, chamado Grau de Eficiência, o Paraná alcançou 14,8%. O índice é o dobro do apresentado na média nacional, que ficou em 7,7%.

“Isso significa que o Sistema Público de Emprego do Paraná intermediou 14,8% de todas as admissões realizadas no ano passado. Esse ainda não é um índice ideal, mas é o melhor do país, e eu tenho certeza de que, com o trabalho que vem sendo desenvolvido, essa eficiência tende a aumentar”, comenta o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia.

Os dados são de um relatório elaborado pela Coordenadoria de Intermediação de Mão-de-obra (CIM) da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, com base nos dados do Sistema Público de Emprego no Paraná e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Em comparação com o desempenho dos outros estados que formam a região sul do país – Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o índice do Paraná chega a ser quase 3 vezes maior do que o de Santa Catarina que, segundo o estudo, obteve um grau de eficiência de 5,6%. No Rio Grande do Sul, esse grau ficou em 8,4% durante o ano de 2006.

Para o secretário Nelson Garcia, os bons resultados do Paraná, tanto no Sistema Público de Emprego quanto na criação de novos empregos, são um reflexo da política desenvolvida no Governo do Estado.

“Esses números mostram que o Paraná vem desempenhando um bom trabalho, e em ritmo muito maior que a média nacional. Isso só comprova o fato de que o Governo do Estado tem uma política séria e efetiva para geração de trabalho, emprego e renda”, defende o secretário Nelson Garcia.

Atratividade de novas vagas - O estudo da Secretaria aponta também que o Paraná conseguiu atrair para o Sistema Público de Emprego 24,3% do total de novos empregos criados durante o ano de 2006, quando o estado abriu 86.396 postos de trabalho. O grau de atratividade do país ficou em 14,9%, em média.

Esse índice, no estado do Rio Grande do Sul, ficou em 14,1%, resultado um pouco abaixo da média nacional. Em Santa Catarina, o grau de atratividade registrado durante o ano de 2006 foi de 11,7%.

A coordenadora do CIM, Angela Cartens, afirma que o bom desempenho é comprovado pelos números apresentados pelo Paraná. “O Sistema Público de Emprego do Paraná é hoje referência nacional. É por isso que vem ultrapassando recordes, como é o caso deste ano. Só na intermediação de mão-de-obra, durante os cinco primeiros meses de 2007, o número de colocações realizadas é cerca de 29% superior à do ano passado, e o total já é o melhor alcançado para o período, em toda a história do Estado”, defende Angela Carstens.

Agências do Trabalhador – O Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda foi criado em 1975, com o objetivo de promover a intermediação entre trabalhadores e empregadores. No Paraná, o Sistema chega ao cidadão através das Agências do Trabalhador. Atualmente, 245 Agências estão instaladas em municípios de todas as regiões do estado. Os serviços são oferecidos gratuitamente aos trabalhadores e empresários, através da parceria entre os governos federal, estadual e municipal.

Mais informações sobre políticas de trabalho no site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, pelo endereço eletrônico (www.setp.pr.gov.br), ou pessoalmente em uma Agência do Trabalhador.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado