Empresa

Paranaense é uma das ganhadoras nacionais do Prêmio Mulher de Negócios
11-04-2008 12:38

Anúncio foi feito pelo Sebrae Nacional na última quarta-feira em Brasília; A artesã Cleide Ferreira Mattos, da Arteciga, em Cidade Gaúcha, no noroeste, concorreu na categoria associações e cooperativas

Cleide Ferreira Mattos, presidente da Associação de Artesãs de Cidade Gaúcha, no noroeste do Paraná, é uma das dez ganhadoras nacionais do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2007. O anúncio foi feito pelo Sebrae Nacional na noite da última quarta-feira, dia 9, durante cerimônia em Brasília. A artesã paranaense concorreu na categoria "Membros de Associações ou Cooperativas de Pequenos Negócios" e a sua historia de empreendedorismo foi vencedora na Região Sul.

O Prêmio Mulher de Negócios é uma realização do Sebrae, Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Federação das Associações de Mulheres de Negócios (BPW) e Fundação Nacional de Qualidade, para incentivar o empreendedorismo feminino. No Paraná, 275 mulheres se inscreveram ao Prêmio. No Brasil, 2.187 inscrições, nas categorias "Membros de Associações ou Cooperativas de Pequenos Negócios" e "Proprietárias de Micro e Pequenas Empresas".

"Fiquei bastante surpresa, porque não estava esperando. O Prêmio Mulher de Negócios é sempre muito concorrido e só tem 'feras' disputando. A emoção foi grande porque o nosso trabalho na Arteciga foi reconhecido nacionalmente, o que é um motivo de orgulho não só para Cidade Gaúcha, onde vivemos, mas também para o Paraná. Graças ao empenho do Sebrae, que desde 2004 nos orienta, em tão pouco tempo já conseguimos muito", avalia Cleide Ferreira Mattos.

"A história da dona Cleide é um exemplo de trabalho e profissionalismo. Mulheres como ela fazem a diferença, o que é um estímulo para o Sebrae continuar valorizando e identificando boas iniciativas", diz Maria Ozélia de Souza, consultora do Sebrae no Paraná e coordenadora do Prêmio no Estado. Para a consultora do Sebrae na Regional Noroeste, Érica Sanches, a história de Cleide Ferreira servirá como modelo para ampliar o papel do Sebrae, junto às mulheres no noroeste.

Associativismo

Unir o gosto pela arte e pelo artesanato com a oportunidade de se fazer o que gosta e de reunir outras pessoas que também compartilhem desse desejo pode ser um bom negócio. Foi o que aconteceu com Cleide Ferreira Mattos, formada em Desenho e fundadora da Arteciga. O projeto de montar uma associação de artesãos em Cidade Gaúcha começou na década de 1980 quando ela ainda era professora, cumprindo um objetivo que começou na sua atuação com as artes plásticas, que era o de substituir as tintas por corantes naturais.

O carro-chefe da Arteciga é o corante natural, sem aditivo químico, extraído das plantas. Com o corante são tingidos tecidos que depois são transformados em peças artesanais pelos associados. A produção do corante natural é resultado de 25 anos de estudos por parte de Cleide, que já trabalhou também em um laboratório de análises clínicas. Hoje, a Arteciga, além da produção artesanal, tinge tecidos para alta-costura na Itália. Há cerca de um ano, abriu também a empresa Além da Arte - Instituto de Arte, Cultura e Desenvolvimento, na qual são comercializadas as peças produzidas pelo grupo associado à Arteciga.

A linha de produção da associação abrange diversas atividades, que são divididas em colheita de plantas, preparo de corantes e tecidos, costura, tingimento, fixação de cor, pré-lavagem, lavagem, etiqueta e codificação, ficha técnica, embalagem e expedição. Já as atividades administrativas e operacionais incluem compra de matéria-prima, análise de relatórios, vendas, secretaria e tesouraria.

Todas as associadas trabalham juntas para dinamizar a produção e diminuir gastos. O grupo também analisa o volume de vendas e busca economizar na compra dos tecidos. E agora elas mesmas costuram as peças. Todas as despesas são pagas com o dinheiro recebido das vendas. O que sobra é dividido de acordo com o número de horas trabalhadas por cada mulher.

Vencedoras nacionais

Na cerimônia em Brasília foram premiadas duas mulheres de cada região, totalizando dez ganhadoras nacionais, divididas em duas categorias. Na categoria "Membros de Associações ou Cooperativas de Pequenos Negócios", as vencedoras foram: Cleide Ferreira Mattos, da Arteciga, no Paraná; Maria Idalina de Almeida Souza, da Associação de C riadores de Caprinos e Ovinos do Norte de Minas, em Minas Gerais; Lúcia Ivani Pinheiro, da Cooperativa de Reciclagem, em Goiás; Maria Maviniê de Oliveira Mota, do Sindicato dos Artesãos Autônomos do Ceará, no Ceará; e Neida Maria Pereira Rêgo, da Associação de Artesãos e Artesãs das Comunidades de Vista Alegre, Pedreira e Coroca, na Paraíba.

Já na categoria "Proprietárias de Micro e Pequenas Empresas" as vencedoras foram: Maria Elena Marchi Juchen, da Comercio de Armarinhos e Fios Milcores Ltda, no Rio Grande do Sul; Liliamaura Gonçalves de Lima, da Drogaderma Farmácia de Manipulação, em São Paulo; Maria Helena de Mendonça, da Enigma Confecções, no Distrito Federal; Fabrizzia Pinto Wanderlei, da Panificadora Rota do Sabor, no Tocantins; e Áurea Xavier, da empresa Borda Já, no Pernambuco.

Premiação

Entre as dez premiadas, duas ainda receberam um prêmio extra, uma viagem internacional a um centro de referência mundial em empreendedorismo. Na categoria "Membros de Associações ou Cooperativas de Pequenos Negócios", quem recebeu a premiação extra foi Maria Maviniê de Oliveira Mota, do Sindicato dos Artesãos Autônomos do Ceará. Pela categoria "Proprietárias de Micro e Pequenas Empresas", a grande vencedora foi Áurea Xavier, da empresa Borda Já, de Pernambuco.

As vencedoras de cada região nas duas categorias, além de receberem troféus, já têm garantida a participação no 16º Seminário Internacional em Busca da Excelência, que será realizado de 16 a 18 de abril no Hotel Transamérica em São Paulo. As histórias das 20 finalistas, como nas edições anteriores, serão relatadas em livro. A coleção Histórias de Sucesso 2007 é resultado da parceria dos estados que representam as finalistas do prêmio 2007 e as unidades de Gestão Estratégica e Atendimento Individual do Sebrae Nacional. (Com ASN Nacional)

Agência Sebrae de Notícias no Paraná
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado