Empresa

Parceria Senai-ATR: alternativa eficaz para controle e rastreabilidade de concreto
15-02-2016 18:48

Para garantir a satisfação do cliente ao receber seu imóvel e perceber a qualidade do empreendimento, a ATR Incorporadora firmou uma parceria com o Senai–Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná com foco no controle e rastreabilidade do concreto utilizado na execução estrutural da obra, material controlado que tem um dos mais fundamentais impactos no resultado final. O processo já está sendo aplicado na construção do Residencial San Blas, localizado em São José dos Pinhais.

De acordo com Rafael Henrique Rosa, sócio da ATR, esta é a segunda vez que a empresa desenvolve projetos tendo o Senai como parceiro. “A implantação do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat–PBQP-H, pré-requisito para construtoras obterem financiamento junto a instituições de crédito, foi feita por meio de consultoria do Senai. Sempre nos parece uma ótima opção trabalhar junto a um órgão criado para prover soluções tecnológicas para a indústria”, observa Rosa.

A ATR encontrou no Senai uma alternativa eficaz e acessível para controle e rastreabilidade de concreto. “Além da competência técnica referenciada, o Senai possui um dos melhores preços para este serviço, além de um atendimento de qualidade e ágil”, conta Rosa.

Modus operandi
O Senai fornece as formas para coleta de amostras durante a concretagem e recebe as amostras devidamente identificadas para fazer a análise por meio do rompimento dos corpos de prova. “Uma vez realizados os ensaios de resistência à compressão, são enviados relatório semanais, além do relatório final, após finalizado o tempo de cura”, explica Luis Fernando Gaspar de Aquino, do STI–Serviços Tecnológicos e Inovação do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil.

A incorporadora, por sua vez, coleta as amostras seguindo as instruções do Senai, e realiza o procedimento de serviço contido no sistema de qualidade da empresa. “As amostras são identificadas conforme a área concretada, para que possa ser rastreada a região exata a que cada amostra se refere. Assim, qualquer divergência nos resultados pode ser tratada pontualmente”, completa Aquino.

Segundo Rosa, a ATR está utilizando o processo inicialmente nesta obra, mas a intenção é perpetuar esse controle e rastreabilidade em todos os futuros empreendimentos, próprios ou de terceiros.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado