Empresa

Pequenas empresas dão exemplo em boas práticas de inovação
15-05-2008 12:52

Empresários estiveram nesta quarta-feira, dia 14, em Curitiba, para apresentar práticas de inovação que deram certo em suas empresas e que podem servir de exemplo para outros pequenos negócios

Três empresários da capital paranaense participaram de um encontro na sede do Sebrae, em Curitiba, nesta quarta-feira, dia 14, para apresentar a experiência de suas empresas com a implantação de práticas de inovação que deram certo em seus empreendimentos e que podem servir de exemplo para outros pequenos negócios.

O encontro fez parte da capacitação do projeto-piloto "Agentes Locais de Inovação", uma parceria do Sebrae Nacional e da Fundação Araucária, com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná. O objetivo é aproximar micro e pequenas empresas da cultura da inovação, permitindo que esses empreendimentos alcancem novos patamares de desenvolvimento e competitividade.

As experiências trazidas pelos empresários foram uma oportunidade para que os 40 participantes do projeto-piloto pudessem conhecer como funciona na prática a necessidade e a importância de inserir a inovação nos pequenos negócios, seja com ações ligadas à gestão, desenvolvimento de produtos, processos, serviços ou atitudes.

João Paulo Zanona, de uma empresa especializada no desenvolvimento e produção de bolsas, sacolas, mochilas, estojos e pastas, com mais de 30 anos no mercado, ressaltou que a inovação é importante para a sobrevivência da empresa. "Não é apenas uma questão de diferencial, mas sim uma necessidade mínima da empresa. O conceito de inovação deve ser visto como um todo. Para nós o planejamento estratégico, metodologia, gestão e recursos humanos, juntamente com a inovação em produto, são exemplos ligados à inovação que foram fundamentais para a empresa."

Para Norbert Heinze, proprietário de uma empresa que trabalha com a fabricação, venda, locação e assistência técnica de escadas e há 52 anos no mercado, a preocupação com a preservação do meio ambiente e com os desperdícios da produção, foi o principal caminho que o levou à inovação. Ele conta que sobras são transformadas em móveis pela própria empresa ou são fornecidas para outras empresas, como de artesanato. Já o cepilho é encaminhado para utilização em granjas.

A idéia de um produto inovador para o mercado foi trazida pelo empresário Luiz Carlos de Souza a partir de uma necessidade identificada quando ele trabalhava como funcionário de uma grande empresa, da qual, posteriormente, acabou se tornando fornecedor. A empresa produz um visor de chamas, utilizado em empresas que trabalham com forno e aquecimento, como indústrias químicas, petroquímicas e fábricas de fertilizantes.

Para o empresário, que trouxe uma inovação para o mercado, mas que também busca inovar dentro da própria empresa, esse é um processo que deve ser constante, independente do campo de atuação. Ele reforça também a importância de trabalhar para disseminar a cultura de inovação. "Tudo o que você faz e que pode servir de exemplo para outra pessoa, tem que ser levado a diante, não pode morrer com você", finaliza.

Agência Sebrae de Notícias no Paraná
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado