Empresa

Pequenas empresas ocupam barracões em Maringá
28-02-2008 16:45

Os espaços vão criar um ambiente favorável com a infra-estrutura necessária para o desenvolvimento de pequenas indústrias, nos bairros Copacabana e Requião

Cerca de 20 pequenas indústrias vão movimentar a economia de dois bairros em Maringá, na região noroeste do Paraná. Uma parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, com o apoio do Sistema Fecomércio, Sesc/Senac e da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), vai proporcionar às pessoas interessadas em montar uma empresa e a trabalhadores informais a oportunidade de realizar o sonho de ter o próprio negócio. Um barracão de 960 m², no bairro Copacabana, e outro de 840 m², no bairro Requião, totalmente revitalizados, vão oferecer a infra-estrutura necessária para o início das atividades dessas empresas. A cerimônia de entrega dos dois barracões acontece no bairro Copacabana, nesta quinta-feira, dia 28, às 9h30.

Mais de 40 pessoas se inscreveram no edital aberto pela Prefeitura para ocupar os dois espaços. Um dos critérios era que os interessados realizassem um plano de negócios para verificar a viabilidade do empreendimento. Para isso, o Sebrae ofereceu orientações, desde a coleta de dados sobre o empreendimento escolhido, a realidade do mercado e atitude empresarial da pessoa e ajudou a formatar essas informações. Entre alguns produtos que essas pequenas indústrias vão confeccionar são roupas, bolsas, capas para eletrodomésticos, tapetes, almofadas e estamparia.

O resultado, segundo o gerente da Regional Noroeste do Sebrae no Paraná, Luiz Carlos da Silva, é que empresas planejadas e mais preparadas vão ocupar os barracões. "As empresas já iniciam suas atividades de uma maneira sólida com a realização de um planejamento e do plano de negócios. Essa infra-estrutura vai funcionar como uma espécie de incubadora que dará condições para que as empresas cresçam e se fortaleçam, e daí sim, com mais estrutura, possam atuar em outras localidades", avalia Luiz Carlos.

Segundo Ercílio Santinoni, secretário de Indústria e Comércio de Maringá, com a revitalização dos barracões a Prefeitura deixará de ter despesas com a depreciação do patrimônio e vai criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de pequenas empresas no município. "Esses são dois bairros populosos de Maringá. Essas empresas vão trazer e gerar renda e riqueza para a região. Só essas empresas que foram escolhidas para ocupar os barracões vão gerar diretamente 52 empregos", comemora o secretário.

As indústrias que vão ocupar os espaços terão um acompanhamento durante todo o ano. Serão consultorias, orientações, palestras e cursos oferecidos pelo Sebrae, Sesc e Senac para promover a constante reciclagem de conhecimento dos empresários. "Esses empresários assumiram um compromisso de participarem dos cursos e treinamentos", diz Santinoni.


Agência Sebrae de Notícias no Paraná
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado