Empresa

Petrobras é "referência de transparência" no setor petrolífero
30-04-2008 12:10

A Petrobras foi considerada uma das empresas de óleo e gás com mais alto nível de transparência com relação a seus rendimentos, segundo relatório da Transparência Internacional divulgado na última segunda-feira, 28 de abril. Os resultados da pesquisa são divididos em dois grupos: companhias nacionais em território doméstico; e companhias internacionais e companhias nacionais que atuam em outros países. Somente a Petrobras e a norueguesa StatoilHydro estão listadas no nível mais alto dos dois grupos. De acordo com o relatório, a Companhia é “referência de transparência” entre as empresas nacionais do setor.

O estudo avaliou 42 companhias e destacou três áreas de ação: pagamentos aos governos dos países onde atuam, operações e programas anticorrupção. A pesquisa foi baseada em informações públicas e levou em consideração políticas correntes, sistemas de gerenciamento e desempenho em áreas relativas à transparência de receita nas operações de exploração e produção.

No caso da Petrobras, foram analisados a página da Companhia na Internet, o Balanço Social e Ambiental 2006, o Relatório Anual 2006 e as Informações Trimestrais enviadas à Securities and Exchange Commission (SEC) no primeiro trimestre de 2007.

Outro destaque do relatório é a participação de empresas do setor na Extractive Industries Transparency Initiative (EITI), Iniciativa de Transparência da Indústria Extrativista, o que inclui a Petrobras. Das 42 empresas cobertas pelo relatório, apenas 17 apóiam a iniciativa.

A Transparência Internacional é uma organização da sociedade civil global que atua no combate à corrupção. Empresas com alto desempenho em transparência, de acordo com o 2008 Report on Revenue Transparency of Oil and Gas Companies:

Companhias nacionais em território doméstico: Petrobras, China National Offshore Oil Corporation (CNOOC), Oil and Natural Gas Corporation Ltd. (ONGC), Petróleos Mexicanos (Pemex), PetroChina, Sinopec, StatoilHydro

Companhias internacionais e companhias nacionais que atuam em outros países: Petrobras, BG Group, BHP Billiton, Nexen, Petro-Canada, Shell, StatoilHydro, Talisman Energy.

Agência Petrobras
Foto: Divulgação Petrobras
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado