Empresa

Petrobras participa em Madri do WPC, o maior congresso de petróleo do mundo
30-06-2008 12:18

A Petrobras apresentará 21 trabalhos técnicos nos principais painéis do 19º World Petroleum Congress (WPC), o maior evento internacional da indústria do petróleo, que começa hoje (29/6) e segue até 3 de julho, em Madri, Espanha. A Companhia mostrará projetos e estudos nas áreas de tecnologia de produção em águas profundas, gás e energia e gestão de negócios, entre outros temas. Além das apresentações técnicas, executivos e técnicos da Companhia participarão da coordenação de diversos fóruns.

As descobertas de petróleo e gás natural feitas pela Petrobras na área do pré-sal da Bacia de Santos, em especial a de Tupi, têm despertado a atenção da indústria do petróleo no mundo inteiro. Localizada a 6 mil metros de profundidade (incluindo a lâmina d’água e o subsolo marinho), abaixo de uma espessa camada de sal, essa nova fronteira exploratória mudará a posição relativa do Brasil na indústria do petróleo, podendo alçá-lo ao restrito rol dos países detentores de grandes reservas.

As novas fronteiras exploratórias no Brasil são tema de um dos trabalhos a ser apresentado durante o WPC. Tal estudo faz uma revisão das conquistas em exploração da Petrobras, relatando desde as primeiras atividades na Bacia de Campos até as mais recentes descobertas na área do pré-sal. Nos anos 80, a Companhia foi pioneira ao explorar as águas profundas da Bacia de Campos, alcançando sucessivos recordes de exploração e produção. Atualmente, a Petrobras produz petróleo e gás a 1.886 metros de profundidade de água e já desenvolve tecnologia para produzir em profundidades de 3.000 metros.

Novas fronteiras

Depois do sucesso exploratório na Bacia de Campos, os esforços se voltaram para o potencial das Bacias de Espírito Santo e de Santos, onde a Companhia descobriu a província do pré-sal. Os trabalhos a serem apresentados e discutidos durante o congresso ressaltarão as características desses reservatórios, seu potencial e as diferenças em relação aos reservatórios encontrados na Bacia de Campos.

O estudo dessas significativas descobertas é considerado de grande importância para o Brasil e passou a ser uma prioridade para a Petrobras. Somente em 2007 e primeiro semestre de 2008, na Bacia de Santos, já foram descobertas acumulações de óleo em cinco blocos exploratórios. Essas acumulações foram batizadas de Tupi, Bem-te-vi, Carioca, Parati, Caramba e Júpiter. Em Tupi, única acumulação já divulgada – o volume estimado é de 5 a 8 bilhões de barris de óleo equivalente.

A Companhia está estrategicamente posicionada como a principal operadora na área do pré-sal. Na região de Tupi, opera em parceria com duas outras empresas – BG (25%) e Galp Energia (10%). Embora os desafios tecnológicos sejam diretamente proporcionais à grandiosidade das descobertas, a Petrobras colocará em produção, até o final de 2010, o projeto-piloto de Tupi, com produção inicial de 100 mil barris por dia e cerca de 3,5 milhões de m3/dia de gás natural.

No momento, a Companhia desenvolve o plano de avaliação do potencial dessa nova província e prepara-se para já iniciar, no próximo ano, os testes de longa duração do reservatório. As reservas atuais da Petrobras são de 15 bilhões de barris de óleo equivalente, sendo a segunda maior em vida útil do mundo, com 13,9 anos de longevidade.

Negócios da Petrobras – Agenda no WPC

No dia 2 de julho, quarta-feira, às 14h45 (9h45 pelo horário de Brasília), o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, e diretores da Companhia concederão entrevista coletiva sobre a participação da Petrobras no WPC e os negócios da empresa no Brasil e no mundo.

Na quinta-feira, 3 de julho, às 8h30 (3h30 pelo horário de Brasília), o presidente Gabrielli fará uma apresentação na plenária que abordará a incorporação de reservas e o investimento em infra-estrutura. No mesmo dia, às 14h30 (9h30 pelo horário de Brasília), o presidente da Companhia participará da Sessão Especial Jovem, dirigida a estudantes e jovens profissionais, que abordará temas como novas tecnologias, meio ambiente e desenvolvimento profissional.

Prêmio

Entre os trabalhos apresentados pela Petrobras, terá destaque o estudo que analisa as perspectivas do gás natural no Cone Sul. Apresentado por jovens técnicos da Companhia, o artigo concorre ao prêmio The Young Author, que reconhece o melhor estudo realizado por jovens autores (até 35 anos).

A mais sustentável do setor

A preocupação com a sustentabilidade também estará presente nos trabalhos que a Petrobras levará ao WPC. A Companhia participará do painel de melhores práticas sobre energias renováveis na matriz energética, além de apresentar estudos sobre produção de biodiesel, matérias-primas renováveis, logística para etanol.

O Projeto Carnaúba Viva, patrocinado pela Petrobras, é um dos três finalistas da categoria Responsabilidade Social (Grandes Empresas), no WPC Excellence Awards 2008. O projeto produz materiais impermeabilizados de carnaúba, que servem de revestimento e isolante térmico dos dutos da Petrobras no Rio Grande do Norte e no Ceará, região Nordeste do Brasil. Os materiais são produzidos pelas artesãs de comunidades rurais dos dois estados.

Considerada a empresa mais sustentável do mundo no setor de petróleo, segundo a Management & Excellence, a Petrobras integra o Índice Dow Jones de Sustentabilidade e o Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores de São Paulo (Brasil), além de ser signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).

Desde janeiro de 2007, a Companhia participa do World Business Council for Sustainable Development, coligação de 180 empresas internacionais comprometidas com o desenvolvimento sustentável. Em maio deste ano, o Balanço Social e Ambiental 2006 da Petrobras foi considerado o melhor do mundo em premiação conduzida pelo Global Reporting Initiative (GRI), principal referência internacional em diretrizes para elaboração de relatórios de sustentabilidade.

AGÊNCIA PETROBRAS
Foto: AGÊNCIA PETROBRAS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado