Empresa

Petrobras realiza operação inédita em plataforma totalmente brasileira
22-04-2008 12:23

A Petrobras concluiu neste sábado, 19 de abril, no estaleiro BrasFels, em Angra dos Reis - RJ, o deck mating da plataforma P-51, a primeira semi-submersível totalmente construída no Brasil. O deck mating é uma mega operação para unir o casco ao topside (parte superior) da unidade. Esta manobra foi realizada em um dia, comprovando a capacitação da engenharia naval brasileira e a tecnologia da Petrobras para projetos de produção em águas profundas.

Com investimentos de US$ 830 milhões, a P-51 foi construída pelo consórcio FSTP (keppel Fells e Technip) nas cidades de Niterói, Rio de Janeiro, Itaguaí e Angra dos Reis. Hoje, com a conclusão do deck mating, a plataforma entra em fase final de construção e integração no estaleiro BrasFels, em Angra. Seu casco é o primeiro de uma plataforma semi-submersível a ser construído no Brasil. A obra já supera os requisitos mínimos de conteúdo nacional, com índice próximo a 70% e geração de mais de 4.800 empregos diretos.

A plataforma deverá deixar o estaleiro BrasFels, rumo à locação, em setembro e iniciar operação até o final deste ano no campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos. A unidade terá capacidade para processar e tratar 180 mil barris de petróleo e seis milhões de metros cúbicos de gás, além de injetar aproximadamente 282 mil barris de água no reservatório diariamente.

Mesmo após a saída da plataforma P-51 para locação, outros 4.800 empregos serão gerados com as obras da P-56. A plataforma será um clone da P-51 e deverá entrar em operação, também na Bacia de Campos, em 2010. Para a construção da P-56 foram contratadas as mesmas empresas responsáveis pela P-51, uma vez que um projeto é cópia do outro, o que vai permitir a antecipação da produção em Marlim Sul.

Dados da P-51

Peso: 48 mil toneladas
Comprimento x Largura: 125 x 110 m
Produção de óleo: 180 mil barris de petróleo/dia
Compressão de gás: 6 milhões de m3/dia
Injeção de água: 282 mil barris de petróleo/dia
Geração elétrica: 100 MW (energia suficiente para iluminar uma cidade de 293 mil habitantes)
Profundidade de água: 1.225 m
Risers: 85
Poços produtores / injetores: 17 / 12
Linhas de ancoragem: 16
Acomodações: 200 pessoas
Calado operacional: 27,5m
Deslocamento: 85 mil ton


AGÊNCIA PETROBRAS
Foto: FELIPE DANE
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado