Empresa

Pontal do Paraná recebe primeiro navio de carga
29-10-2014 17:46

Começou a operar nesta segunda-feira (27), o primeiro navio a desembarcar carga em Pontal do Paraná. A embarcação veio da Turquia trazendo 28 estruturas de módulos para o projeto P76, um navio-plataforma que será utilizado na exploração do pré-sal.

Para atender a demanda e realizar a operação, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) montou um sistema especial. Foi criado temporariamente um novo berço em Pontal, pois as peças não poderiam ser descarregadas em Paranaguá. A expectativa é de que todas as plataformas sejam desembarcadas em dez dias.

A capacidade de extração da P76 é de 150 mil barris de petróleo por dia. Para dezembro, está prevista a chegada de um segundo navio da Turquia, trazendo as últimas plataformas, que totalizarão 6,4 mil toneladas destas estruturas. O casco do navio-plataforma virá da China, completamente montado, em setembro do próximo ano.

Atualmente, 850 pessoas trabalham no canteiro de obras, 90% delas são do Litoral. A expectativa é de 2,5 mil pessoas sejam ainda envolvidas no projeto.

“Este é o primeiro passo para desenvolver o potencial da indústria do pré-sal no litoral do Estado, gerando emprego e riqueza”, afirmou o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado