Empresa

Porto de Paranaguá institui janelas públicas para embarcar contêineres
28-06-2007 19:01

O Porto de Paranaguá vai tornar mais eficiente e atrativa as condições de atracação de navios full contêineres. É o que prevê a Ordem de Serviço 96/2007, assinada pelo superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, que institui o regulamento para utilização de janela pública para atracação no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP).

A medida teve início oficialmente no último dia 20 e foi amplamente comemorada pela comunidade portuária nacional e internacional. “É o compromisso do Governo do Estado com a produtividade e a qualidade das operações portuárias. Manteremos o mesmo nível de excelência, proporcionando esta nova abertura aos usuários do Porto, comprometidos com o mercado de uma forma equilibrada e justa. É a forma que encontramos de manter nosso respeito ao sistema público, garantindo mais competitividade ao Porto de Paranaguá”, destaca Eduardo Requião.

O gerente para assuntos institucionais e governamentais da Volvo, Carlos Ogliari, também salienta a importância da medida para todos os importadores e exportadores usuários do Porto de Paranaguá. “A aprovação das janelas de atracação agiliza e organiza o processo, o que se traduz em uma maior produtividade. Ganhamos uma tranqüilidade logística, em função da possibilidade de uma programação prévia. Assim, se beneficiam a sociedade paranaense, o Porto de Paranaguá, os importadores e os exportadores. Temos que parabenizar a Appa pela implantação desse sistema”, declarou.

A partir do uso de janelas públicas de atracação, conforme dita a Ordem de Serviço, os berços de atracação 215 e 216, localizados no TCP, serão otimizados, seguindo a tendência dos mais modernos portos do Brasil e do exterior. “O contêiner é uma operação que cresce muito em Paranaguá. Batemos recordes mês a mês, atingindo níveis de excelência em produtividade. Esse sistema possibilita maior produtividade e maior velocidade nas operações. O Porto de Paranaguá abre suas janelas para um sistema mais produtivo em relação à chegada e à saída desses navios”, afirmou o diretor-superintendente do TCP, Juarez Moraes e Silva.

Para o diretor do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado do Paraná (Sindapar), Charles Augusto Monteiro, os principais beneficiados com as janelas públicas serão os armadores. “Vamos ter uma resposta rápida e positiva dos armadores e isso é muito importante para a nossa comunidade. Comercialmente isso trará bons resultados, porque os armadores terão ainda mais confiança no Porto”, comentou Monteiro, que é gerente da Sea Trade Agência Marítima.

Os armadores atendidos pela Sea Trade têm atracações semanais no Porto de Paranaguá para movimentação de produtos em contêineres, como cargas frigorificadas e madeira. A empresa atende o segundo maior armador do mundo, a MSC – Mediterranean Shipping Company, com sede na Suíça, com frota de aproximadamente 250 navios.

Planejamento - As janelas públicas de atracação serão oferecidas com dia e hora pré-estabelecidos para os serviços semanais regulares de navios full contêineres que, através de solicitação formal, comprovem interesse, demanda de carga e freqüência semanal. “A aprovação das janelas de atracação facilita muito o trabalho de importação e exportação, já que conseguimos fazer planejamentos com antecedência. Com as janelas de atracação temos a garantia de que os navios atracarão no período planejado, sem ter que repassar cargas para outros portos”, avaliou o Gerente de Logística da empresa CNH, Gustavo Peret Dias.

Segundo a Appa, o armador deverá apresentar uma movimentação mínima superior a 180 movimentos por atracação, ou seja, uso mínimo de seis horas do cais comercial para suas operações. “A aprovação das janelas de atracação foi muito importante e, agora, trabalhamos com a esperança de ver os resultados na prática”, comentou Juliane Manieri, supervisora de logística internacional da Electrolux do Brasil.

BOX

Janelas públicas vão atrair novas escalas para o Porto de Paranaguá

O diretor de Operação na América do Sul da Hamburg Süd Internacional e da Aliança Brasileira, Michael Martins da Silva, disse que os armadores comemoraram as mudanças implementadas. “Muitos deles mostraram satisfação sobre este novo regulamento, que mantém a imagem do Porto como confiável e, regionalmente, tem um impacto sobre a redução de custo e na logística. Isso reduz muito o prazo de espera dos navios de serviços regulares e pontuais. Seguimos o que já existe na grande maioria dos portos do Brasil. O regulamento coloca o Porto de Paranaguá nas mesmas condições operacionais de outros portos mundiais”, comentou Silva.

Segundo o representante dos armadores, o novo regulamento aprovado pela Appa trará um relacionamento comercial ainda mais confiável entre o Porto e seus usuários, com a possibilidade de atração de novos clientes. “A empresa pode ampliar o rol de clientes a partir destas mudanças. A taxa de performance vai ser incrementada sensivelmente o que poderá atrair novos serviços e de novas escalas”, revelou Michael.

Presente no Porto de Paranaguá em quatro escalas semanais, a Hamburg Süd e a Aliança atendem portos do extremo oriente, como Japão, Cingapura, Hong Kong e China, além dos portos do norte da Europa, todos os portos do Mar Mediterrâneo. Suas operações contemplam, ainda, a costa leste dos Estados Unidos, portos do Caribe, da Colômbia, do Norte da América do Sul e do golfo do México. Somam-se às suas atividades, operações junto à Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e costa brasileira. Na importação atuam com insumos para a indústria automobilística e na exportação com cargas refrigeradas e madeira.

Agência Esatdual de Notícias
Foto:RodrigoLeal/APPA
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado