Empresa

Portos ampliam oferta de emprego para arrumadores
08-06-2007 17:32

Os Portos de Paranaguá e Antonina assinaram um convênio de mão-de-obra com o Sindicato dos Arrumadores para ampliar as atividades de trabalho da categoria nos terminais públicos. Dados do Sindicato dos Arrumadores mostram que hoje existem cerca de 800 trabalhadores sindicalizados que trabalham em regime de escala.

Os arrumadores são profissionais que trabalham fora do navio e são responsáveis pelo engate da mercadoria a ser içada pelo guindaste. Eles também trazem os automóveis que serão embarcados do estacionamento até o navio.

De acordo com o presidente do Sindicato, Geremias Tomaz de Souza, o convênio volta a dar força aos trabalhadores sindicalizados. “Hoje, há uma decadência dos trabalhos porque as empresas têm pedido vínculo empregatício e isso está tirando mão-de-obra dos sindicatos. Agora que a gente vê o porto abrindo estas portas para nós, o Sindicato começa a adquirir novas fainas e volta a ganhar força”, afirma.

Segundo o chefe do Departamento de Planejamento da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Daniel Lúcio Oliveira de Souza, os trabalhadores sindicalizados suplementam o trabalho realizado pelos portuários. “Conforme as necessidades operacionais, a Appa faz requisições de trabalhadores que se integram à força operacional que os portos necessitam”, explicou.

De acordo com Souza, o convênio com o Sindicato dos Arrumadores vai suprir vagas de motoristas e operadores de máquinas, principalmente. “Nós já temos convênio com o Sindicato dos Trabalhadores de Bloco, responsável pelos serviços de limpeza, principalmente no silo público. Este novo contrato vai ampliar a força suplementar nos portos”, afirmou Souza.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado