Empresa

Prêmio Sucesso Empresarial 2008 é lançado no Paraná
06-06-2008 13:06

Ferramenta de gestão já auxiliou mais de 2 mil micro e pequenas empresas paranaenses na busca por excelência empresarial, medindo sua capacidade de gestão e seu grau de competitividade

A importância da excelência empresarial e da gestão de qualidade no fortalecimento das micro e pequenas empresas foi a tônica do lançamento estadual do Prêmio Sucesso Empresarial 2008. Empresários, lideranças e representantes de entidades empresariais participaram do lançamento, fruto de uma parceria do Sebrae no Paraná, Instituto de Qualidade e Produtividade (IBQP) e Grupo Gerdau, na última quarta-feira, no auditório do Cietep, em Curitiba.

"Para o Sebrae, a melhoria da gestão é fundamental para o fortalecimento das micro e pequenas empresas. Os objetivos do Movimento Paraná Competitivo e do Prêmio Sucesso Empresarial sintetizam a missão do Sebrae, que é promover a competência e a sustentabilidade das micro e pequenas empresas", disse o diretor-técnico do Sebrae, Julio Cezar Agostini. O diretor destacou o trabalho do Sebrae na sensibilização e mobilização dos empresários em todo o Estado.

"Estamos mostrando aos empresários que eles podem melhorar a gestão, ser mais eficientes e mais eficazes." Agostini ressaltou, durante o lançamento, a capilaridade do Prêmio, que tem tido a adesão de empresários em todo o Estado. "Vocês têm idéia do que representa para um empresário de uma pequena cidade vencer o Prêmio? Isso marca a vida dele e da comunidade. Mostra que é possível uma pequena empresa, num pequeno município, ser premiada por sua gestão de qualidade."

O diretor-técnico do Sebrae reforçou ainda que o trabalho desenvolvido junto às empresas que disputam o Prêmio faz a diferença nas grandes e nas pequenas cidades. "Temos de premiar os talentos. No Brasil, muitas vezes os empresários não são valorizados como deveriam. Com o Prêmio Sucesso Empresarial estamos desenvolvendo uma cultura de valorizar os empresários que utilizam ferramentas e métodos eficazes de gestão", assinalou Agostini.

Resposta à altura

Para o diretor-presidente do IBQP, Carlos Artur Krüger Passos, o Prêmio mostra que "o Paraná dá uma resposta à altura dessa crença de que somos uma nação de primeira linha". "Não há país desenvolvido sem empresas desenvolvidas. Somos capazes de produzir melhor e de superar as insuficiências que existem em nosso País", disse Krüger Passos aos empresários que participaram do lançamento.

O diretor-presidente do IBQP ressaltou que "a única forma de fazer sobreviver os empregos, as empresas e a sociedade é a elevação rápida do trabalho e das empresas". "Por isso, precisamos adotar métodos de gestão superiores. O IBQP tem essa tarefa hercúlea, que só pode ser executada com a ajuda de parceiros. O Prêmio Sucesso Empresarial é um prêmio da sociedade", assinalou o diretor-presidente do IBQP.

Força criativa

O chefe-administrativo da Gerdau Guaíra, Roberto Lindermann Netz, lembrou que o Prêmio Sucesso Empresarial "é mais que um prêmio, mas uma ferramenta de gestão". "Nós da Gerdau acreditamos que o empreendedorismo é uma peça-chave no desenvolvimento do Brasil. São os empreendedores que movimentam o País. A força criativa que as micro e pequenas empresas têm podem ser potencializadas com esse Prêmio."

O representante do Grupo Gerdau destacou a grande participação dos empresários paranaenses na edição passada e, com bom humor, deu um conselho aos empresários paranaenses. "Os empresários que não participarem do Prêmio neste ano, primeiro tenham certeza de que seus concorrentes não vão participar. Caso contrário, eles estarão na frente."

Lançamento estadual

O lançamento estadual do Prêmio, que tem suas inscrições abertas até 30 de junho, foi durante o seminário "Agregando Valor ao Negócio", com a apresentação de casos de empresas que obtiveram sucesso por meio da melhoria de suas gestões. Uma das novidades anunciadas para esta edição é a mudança de nome para MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas 2008, em função da nacionalização do Prêmio que contará com a participação de empresas premiadas em estados que também adotam a mesma metodologia e os critérios da Fundação Prêmio Nacional da Qualidade (FPNQ).

"O Prê mio é uma ferramenta de gestão que já auxiliou mais de 2 mil micro e pequenas empresas na busca por excelência empresarial, medindo sua capacidade de gestão e seu grau de competitividade, com base nos critérios de excelência da FPNQ: liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informação e conhecimento, pessoas, processos e resultados", explica o Francisco Teixeira Neto, coordenador do Projeto de Competência do IBQP e coordenador do Prêmio no Paraná.

Os empresários que participam do Prêmio preenchem um formulário e têm à disposição uma autoavaliação sobre o estágio atual de sua gestão. Recebem ainda um relatório, elaborado por técnicos em gestão, qualidade e inovação, com informações técnicas contendo os pontos fortes e as oportunidades para melhoria de seus negócios. O relatório é de fundamental importância para o aprimoramento das empresas. É como se fosse uma fotografia mostrando o estágio de excelência no qual a empresa se encontra. Mais informações sobre o Prêmio podem ser obtidas no site http://www.premiompe.sebrae.com.br.

Agência Sebrae de Notícias no Paraná
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado