Empresa

Programa forma executivos e líderes cooperativistas no Paraná
10-06-2008 12:12

Parceria do Sebrae Paraná e do Sistema Ocepar/Sescoop faz parte do processo de cooperação Paraná/Emilia-Romagna; Aulas do primeiro módulo começaram nesta segunda-feira e vão até sexta-feira, no Hotel Alta Reggia, em Curitiba

Começou nesta segunda-feira, dia 9, o Programa de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas, uma parceria do Sebrae Paraná e do Sistema Ocepar/Sescoop, parte do processo de cooperação Paraná/Emilia Romagna. O primeiro módulo do Programa, que vai até sexta-feira, dia 13, está sob o comando de professores da Universidade de Bologna, parceira no projeto juntamente com o governo da Emilia-Romagna, com as centrais cooperativas italianas Legacoop e a Confcooperative, Presidência da República do Brasil e Sebrae Nacional.

Vinte e seis dirigentes e executivos de cooperativas agropecuárias e de crédito paranaenses participam das aulas, no Hotel Alta Reggia, em Curitiba. O tema do primeiro módulo é "O sistema cooperativo da Região Emilia Romagna: marco legal, organização, dinâmica de mercado e governança".

"O Programa de Formação é uma oportunidade para ampliar o conhecimento internacional dos executivos e líderes cooperativistas paranaenses. Queremos capacitar executivos com uma visão internacional de negócios, com base na experiência do cooperativismo de outros países; estabelecer processos de geração de cooperação e negócios entre as cooperativas brasileiras e do exterior; promover o intercâmbio entre as instituições tecnológicas brasileiras com as de outros países; e gerar mecanismos para multiplicação do projeto em outras regiões brasileiras", destacou o diretor-técnico do Sebrae Paraná, Julio Cezar Agostini, durante a aula inaugural do Programa de Formação.

O superintendente-adjunto do Sistema Ocepar, Nelson Costa, afirmou que o objetivo do Programa de Formação é preparar os executivos e dirigentes de cooperativas, de forma que estejam preparados para enfrentar em igualdade o mundo globalizado. Costa informou que o Programa de Formação terá continuidade no ano que vem, com a abertura de novas turmas e com a possibilidade de ampliação dos estudos para os sistemas cooperativos na América do Norte e Ásia.

Participaram da aula inaugural os professores da Universidade de Bologna, Luigi Vannini e Cláudio Travaglini, e o representante da universidade italiana no campus em Buenos Aires, na Argentina, Ricardo Gefter. A Universidade de Bologna, inaugurada em 1088, é considerada a mais antiga do Ocidente.

"A experiência cooperativista da Emilia-Romagna foi o principal motivo para a realização dessa parceria. A região italiana concentra 15 mil cooperativas, num território equivalente ao oeste do Paraná, e é sede de grandes grupos alimentares. Localizada no norte da Itália, a Emilia-Romagna tem sido reconhecida como um dos melhores exemplos de uma economia cooperativa de sucesso, com mais de um terço do PIB (Produto Interno Bruto) regional produzido por pequenas empresas cooperadas. As micro e pequenas empresas também têm um papel fundamental. Existe uma empresa para cada 9 habitantes da Emilia-Romagna. No Brasil, essa relação é de uma empresa para cada 35 habitantes", destacou o diretor-técnico do Sebrae.

Acordo de cooperação

O Programa de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas é um dos quatro primeiros projetos de cooperação firmados entre o Paraná e a Emilia-Romagna, com a articulação do Sebrae e de parceiros como a Ocepar/Sescoop, Faep/Senar, e do Estado. Os outros três tratam da organização da cadeia produtiva de produtores hortifrutigranjeiros em regiões metropolitanas do Estado; o desenvolvimento de redes de cooperação para inovação e comercialização de produtos agroalimentares; e a comercialização de soja e milho convencional orgânico.

O Programa de Formação tem duração de seis meses e é dividido em quatro módulos, dois teóricos e duas missões técnicas. A primeira missão técnica será para a Itália e Alemanha, programada para o final de setembro, quando os participantes conhecerão cooperativas, consórcios e centros de serviços, além de atores da economia cooperativa local. A segunda missão, para a Argentina, será em meados de novembro. Os participantes receberão conteúdo teórico sobre a legislação das cooperativas argentinas e conhecerão casos de sucesso em visitas técnicas e temáticas nos setores leiteiro, de carnes, orgânicos, dentre outros.

O Programa de Formação prevê ainda uma análise comparativa do ambiente i nstitucional de cooperativas no Brasil com o ambiente institucional de cooperativas na Itália, Alemanha e Argentina. Isso será importante para a formulação de propostas para a melhoria do ambiente cooperativo no Paraná, formado na sua maioria por pequenas cooperativas. A análise comparativa começa no primeiro módulo, mas só estará concluída no quarto módulo, programado para o início de dezembro, também em Curitiba.

A participação no Programa é gratuita. Já as despesas de deslocamento aéreo, terrestre, hospedagem e alimentação no Brasil e no exterior são custeadas pelos participantes.

Agência Sebrae de Notícias no Paraná
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado