Empresa

Projeto da Firjan poderá servir para qualificação de trabalhadores em todo o país, diz Lupi
28-02-2008 16:49

Brasília - Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, fala à imprensa sobre críticas relacionadas à liberação de recursos por meio de convênios com organizações não-governamentais (ONGs)


Rio de Janeiro - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, recebeu hoje (25) do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, um projeto piloto de qualificação profissional, que irá atender inicialmente cerca de 600 trabalhadores que recebem o seguro desemprego. O projeto foi desenvolvido pela Firjan atendendo a pedido do ministro.

Em entrevista à Agência Brasil, Carlos Lupi informou que esse contingente “é praticamente 10% do total do seguro desemprego mensal pago no Rio de Janeiro, que é de cerca de 6 mil a 7 mil trabalhadores”. O ministro afirmou que o projeto está focado em especial nas áreas da construção civil e indústria naval, “que são dois campos que crescem muito e são vocações específicas também do Rio de Janeiro”.

Lupi pretende acelerar o projeto piloto. “Eu quero ver se a gente fecha isso o mais rápido possível para que, com esse projeto piloto feito pela Firjan a gente tenha condições de, a partir dele, fazer com todas as unidades da Federação”.

Numa etapa mais à frente, Lupi deseja implantar no Brasil uma experiência já consagrada na Itália, que consiste no pagamento do seguro desemprego somente para quem está sendo qualificado para o próximo emprego. O ministro esclareceu, contudo, que a medida implicaria em alteração da legislação.

“Como nós não temos condições de mudar a lei ainda, nós estamos fazendo um projeto piloto, que visa beneficiar quem recebe o seguro desemprego para, no futuro, os resultados dando certo, nós termos aprovado um projeto de lei que torne obrigatório que os trabalhadores que recebem o seguro desemprego tenham que fazer o curso de qualificação, de adaptação ao trabalho. Mas isso depende de conferir primeiro os resultados desse projeto piloto”, disse Lupi.


Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/ABr
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado